A Company Fitness, academia de Florianópolis localizada no bairro Córrego Grande, foi notificada pelo Procon Santa Catarina nesta segunda-feira (20). O local foi fechado sem aviso prévio no início de janeiro e cerca de 400 alunos não tiveram os contratos cancelados e nem o dinheiro devolvido.
Academia de Florianópolis fechou em 1º de janeiro sem avisar os alunos – Foto: Divulgação/Company Fitness/ND
Alguns consumidores procuraram o Procon SC para denunciar a empresa, que se recusa a cancelar os contratos vigentes, o que impede alguns consumidores de cancelar os pagamentos das parcelas do cartão de crédito.
Segundo o Procon, a academia possuía alvará sanitário vencido desde junho de 2024 e não pagava o aluguel, o que motivou a ordem de despejo.
Com a notificação do Procon SC, a empresa terá alguns dias para enviar a defesa. A partir de então, a Diretoria de Defesa do Consumidor catarinense pode avaliar a abertura de um processo administrativo sancionador.
Conforme o Procon, a academia de Florianópolis cometeu as infrações de oferta não cumprida, falha na prestação do serviço e publicidade enganosa.
“Recebemos informações de consumidores de que o contrato não foi cumprido – houve a contratação de um serviço e a interrupção desse contrato sem a menor satisfação ou devolução do valor pago. Essas pessoas que tiveram qualquer prejuízo financeiro terão que ingressar judicialmente ou tentar um acordo com a própria empresa [para reaver o dinheiro]”, afirma a delegada Michele Alves, diretora do Procon SC.
Proprietário fechou portas de academia de Florianópolis sem avisar alunos
A Company recebia cerca de 800 pessoas por mês. Os clientes contam que, no dia 1º de janeiro, parou de funcionar nos horários estabelecidos e não abre mais as portas desde segunda-feira (6).
“Fiquei bem surpreso quando cheguei aqui e estava tudo fechado”, conta Daniel Stack, doutorando em antropologia, em entrevista ao Balanço Geral Florianópolis.
“A gente percebeu que a academia estava quase falindo. Tentamos conversar com o dono, só que não recebemos retorno”, declara Walério Dias, criador de conteúdo.
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Segundo o Balanço Geral, o proprietário pode ser investigado por estelionato – Reprodução/BG Florianópolis/ND
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O dono da academia foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos – Reprodução/BG Florianópolis/ND
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Os clientes afirmam que não conseguem cancelar as parcelas de pagamento – Reprodução/BG Florianópolis/ND
Ele diz que academia de Florianópolis estava abrindo em alguns dias somente com recepcionista, sem a presença de um instrutor: “A academia estava funcionando de forma equivocada, porque não pode abrir sem instrutor”.
Uma reclamação recorrente dos alunos era a falta de manutenção, limpeza e qualidade dos equipamentos. Imagens mostram que o local tinha até baratas.
“No último ano foi decaindo a qualidade do serviço. Eles até investiram em equipamentos, mas realmente a limpeza do espaço começou a piorar muito”, observa o engenheiro de dados Antônio Freire Hickel.
Na quinta-feira (9), os clientes da academia de Florianópolis organizaram um ato na frente da academia e confrontaram o proprietário. “Ele começou na negar os cancelamentos, não propunha nenhuma solução”, afirma um aluno que não quis se identificar.
O grupo acionou a polícia para evitar uma confusão e o dono da academia de Florianópolis foi levado à 5ª Delegacia de Polícia da Capital para prestar esclarecimentos. Um boletim de ocorrência foi registrado. Segundo a reportagem, ele pode ser investigado por estelionato.
Como acionar o Procon SC
Telefone 151: ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
Site do Procon SC: onde é possível fazer reclamações
O Procon SC também atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.