Turistas argentinos representam 1 em cada 5 visitantes do litoral catarinense no verão

O número de turistas argentinos aumentou em relação à temporada passada. Agora eles representam 22% de todos os visitantes dos balneários catarinenses nas duas primeiras do ano. Os dados são da Pesquisa de Verão, realizada pela Fecomércio SC ( Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina).

Fluxo de turistas argentinos em Santa Catarina se acentuou a partir da década de 90 – Foto: Leo Munhoz/ND
O índice mais que dobrou em relação ao ano passado, quando os argentinos representavam 10% dos turistas. Entre os estrangeiros, a participação dos viajantes do país vizinho é ainda maior, chegando a 81%. Uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos correspondem aos 19% restantes.
Câmbio favorável contribui para aumento dos turistas argentinos
O principal fator que contribui para esse aumento é a desvalorização de 27% da moeda brasileira em 2024, o que tornou a visita ao Brasil mais atrativa para os turistas argentinos, além do aumento dos preços no seu país de origem. O turismo em Santa Catarina se tornou mais barato comparado a destinos da argentina como Mar del Plata, por exemplo.
Turistas argentinos aproveitam o litoral catarinense – Foto: ANDERSON COELHO/ARQUIVO/ND
“Essa temporada está lembrando os anos 1990, quando havia a paridade entre o peso e o dólar, o que fazia com que eles tivessem grande poder de compra e lotassem todos os anos o nosso litoral”, afirma.
O gasto médio dos turistas estrangeiros também aumentou em 37%. No ano passado, os viajantes no litoral catarinense desembolsaram R$ 8.416,  já nesta temporada a média de consumo é de R$ 11.532.
Novas rotas internacionais contribuíram com o crescimento de turistas estrangeiros
A expansão da malha aérea também teve impacto no aumento do fluxo de turistas. O aeroporto de Florianópolis, por exemplo, anunciou um aumento de 63% no número de voos para esta temporada.
Além disso, Florianópolis passou a ter rotas aéreas sem escalas para Portugal e Panamá, ampliando as opções internacionais.
Novas rotas contribui para o aumento do turismo em Santa Catarina – Foto: Floripa Airport/Divulgação/ND
Atualmente, a cidade conta com ligações diretas para nove cidades de sete países diferentes, incluindo Buenos Aires, Rosário, Córdoba, Santiago, Montevidéu, Assunção, Lima, Lisboa e Panamá.
“Embora a maioria dos estrangeiros siga chegando pela via rodoviária, esse crescimento dos voos foi bastante importante. Hoje, durante a temporada, nós temos conexão direta com nove cidades de sete países diferentes”, celebra Dagnoni.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.