Menor gato do mundo encontrado após 300 mil anos ‘cabe na palma da mão’

Levantando especulações sobre a relação entre felinos e os antigos humanos, uma descoberta feita por cientistas gerou mudanças nas crenças da espécie. Encontrado em uma caverna, pesquisadores revelaram terem descoberto o menor gato do mundo.

O menor gato do mundo pode ajudar na busca de dados sobre os ancestrais – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Menor gato do mundo
O estudo publicado por especialistas chineses e suecos na Annales Zoologici Fennici, um portal aberto para cientistas, revelou a descoberta de um fóssil de felino na caverna de Hualongdong, na China.
Partes da mandíbula do animal foram encontradas. Porém, segundo cientistas, o que diferencia a descoberta é o seu tamanho incomum.
O fóssil da do menor gato do mundo encontrado também revelou semelhanças do felino pré-histórico com os atuais gatos domésticos – Foto: Divulgação/Annales Zoologici Fennici/ND
A espécie de felino, que viveu há mais de 300 mil anos, Prionailurus kurteni, possui o menor membro fóssil já visto. Medindo no máximo 50 cm, o animal seria tão pequeno que, de acordo com a pesquisa, caberia na palma da mão.
Semelhanças com gatos domésticos
O fóssil da mandíbula felina encontrado também revelou semelhanças do felino pré-histórico com os atuais gatos domésticos.
O menor gato do mundo pode ajudar na busca de dados sobre os ancestrais dos gatos – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Para Qigao Jiangzuo, um dos responsáveis pela descoberta, o menor gato do mundo pode ajudar na busca de ancestrais felinos. “Esperamos rastrear as origens e a diversidade passada da família dos felinos”.
De acordo com o estudo, a espécie encontrada se aproxima de outros dois felinos: o gato-ferrugem-pintado e do gato-de-patas-pretas (Prionailurus rubiginosus, e Felis nigripes, respectivamente). Porém, ainda possui um tamanho como característica única.
Outros fósseis foram encontrados na mesma caverna
Além da mandíbula do gato, outros fósseis de animais já foram descobertos na mesma caverna. Segundo a pesquisa, animais como roedores, ratazanas e inclusive humanos já foram encontrados no local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.