Aconteceu nesta quarta-feira (22) a primeira Conferência Microrregional de Inovação do programa SC Mais Inovação. O encontro foi realizado no CIB (Centro de Inovação de Blumenau) e contou com a presença do governador Jorginho Mello, que destacou a importância da tecnologia e inovação para fortalecer o setor em Santa Catarina.
Estratégias e demandas são discutidas durante conferência do SC Mais Inovação em Blumenau – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND
O programa é uma iniciativa do governo catarinense, sendo coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e executada pela Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).
O que foi debatido durante conferência do SC Mais Inovação
Durante o encontro realizado em Blumenau, Jorginho Mello afirmou que a iniciativa representa um grande passo para transformar e dar forças ao crescimento econômico do estado.
“Este programa é uma ponte entre o governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade civil, que juntos podem criar soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro”, disse.
Visitas a empresas locais e troca de experiências com o setor produtivo fizeram parte da programação do SC Mais Inovação. De acordo com o governo catarinense, a conferência serviu para discutir estratégias e mapear demandas e oportunidades que impulsionem o avanço de tecnologias e soluções sustentáveis no estado.
O secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, afirmou que o objetivo das conferências microrregionais é conectar os “atores das quatro hélices da inovação”.
“Essa conexão é um pilar básico do governador Jorginho Mello para o desenvolvimento econômico do Estado. A contribuição da academia, do governo, das empresas e da sociedade civil é fundamental para o SC Mais Inovação, programa que, com suas ações, trará um novo paradigma para a economia catarinense, pautada em geração de valor e liderança do cenário inovador no Brasil”.
Secretário destacou objetivo do SC Mais Inovação durante conferência em Blumenau – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND
Lançado em outubro do ano passado, o SC Mais Inovação busca fortalecer a inovação e tecnologia em Santa Catarina, com a geração de 86 mil empregos no setor e o aumento da participação do empreendedorismo inovador e tecnológico no PIB catarinense, de 7,5% para 10%.
Quais serão as próximas cidades a receber o SC Mais Inovação
As próximas cidades a receber a conferência são Rio do Sul, Campos Novos e Curitibanos, em 23 e 24 de janeiro.
Nesta quinta-feira (23), o roteiro segue na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a partir das 14h30, no auditório do UNIDAVI (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí).
Já em Curitibanos, a agenda acontece na sexta-feira (24), na parte da manhã, na Associação Empresarial da cidade. Na parte da tarde, o encontro será realizado no auditório da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina), em Campos Novos.
Primeira conferência do SC Mais Inovação foi realizada em Blumenau – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND