O governador Jorginho Mello (PL) deu posse aos novos secretários do governo estadual na manhã desta sexta-feira, na Casa d’Agronômica. Dos nomes apresentados, apenas o ex-prefeito blumenauense Mario Hildebrandt (PL) não assume o cargo de imediato – será nomeado em 31 de janeiro na Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Novos secretários do governo Jorginho Mello foram confirmados nesta sexta-feira em evento na Casa d’Agronômica – Foto: Eduardo Valente/ND
Foram empossados Kennedy Nunes (Casa Civil); Bruno Oliveira (Comunicação); Catiane Seif (Turismo); coronel Flávio Graff (Segurança Pública); Adeliana Dal Pont (Assistência Social, Mulher e Família); e Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias).
Também tomou posse na manhã desta sexta, Ricardo Miranda Aversa, na presidência do Departamento Estadual de Transito (Detran-SC). Como secretários adjuntos foram empossados, João Paulo Gomes Vieira, na Comunicação; e o coronel Sinval Santos da Silveira Junior, na Segurança Pública.
Quem são os novos secretários de Jorginho Mello
Kennedy Nunes assume a Secretaria da Casa Civil – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Kennedy Nunes é o novo secretário da Casa Civil. Nos primeiros dois anos do governo Jorginho Mello, ocupou a presidência do Detran-SC. Tem longa trajetória política. Foi vereador em Joinville e quatro vezes deputado estadual, entre 2007 e 2022. Concorreu a senador em 2022, ficando em segundo lugar. Terá como missão a articulação política do governo, especialmente junto à Assembleia Legislativa. O procurador Marcelo Mendes permanece como secretário-adjunto.
Jorginho Mello coloca o botton do governo estadual em Bruno Oliveira, novo secretário de Comunicação – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Bruno Oliveira é o novo secretário de Comunicação. Jornalista, ele foi secretário de Comunicação de Florianópolis nos últimos cinco anos, atuando nas gestões de Gean Loureiro (União Brasil) e de Topázio Neto (PSD). Com a chegada de Bruno Oliveira, o então secretário João Paulo Gomes Vieira passa à condição de secretário-adjunto.
Mário Hildebrand vai assumir a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O coronel Fabiano de Souza volta para o comando-geral do Corpo de Bombeiros – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Mário Hildebrandt será secretário de Proteção e Defesa Civil. Ex-prefeito de Blumenau entre 2018 e 2024, ele vai assumir a pasta em 31 de janeiro, mas foi anunciado no evento desta sexta-feira. Foi vereador, secretário municipal e vice-prefeito de Blumenau.
Fabiano de Souza vai voltar ao comando-geral do Corpo de Bombeiros. Depois de pouco mais de um ano à frente da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o coronel Fabiano de Souza volta ao comando da corporação em 31 de janeiro. Ele ocupou a função no primeiro ano do governo Jorginho Mello.
Jorginho, a vice-governadora Marilisa Boehm e a secretária Catiane Seif, do Turismo – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Catiane Seif foi efetivada como secretária de Turismo. Nos primeiros anos anos de gestão, ela ocupou o cargo de secretária-adjunta. Vinha respondendo pela pasta desde dezembro, após a saída de Evandro Neiva. É mulher do senador Jorge Seif.
Os coroneis Flávio Graff e Sinval Santos Silveira Junior serão secretário e adjunto da Segurança Pública – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Flávio Graff foi efetivado como Secretário de Segurança Pública. Ele era secretário-adjunto e vinha exercendo a função interinamente desde maio de 2024, quando o deputado estadual Sargento Lima (PL) deixou a função para concorrer a prefeito de Joinville. Graff é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros e atuou como secretário-adjunto da Secretaria de Proteção e Defesa Civil no primeiro ano do governo Jorginho. Também foi secretário-adjunto da Segurança, brevemente, no governo Carlos Moisés.
Silval Santos Silveira Junior é o novo secretário-adjunto da Segurança Pública. Ele é coronel da reserva da Polícia Militar e foi comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar e Chefe da Agência Central de Inteligência da PMSC. É irmão do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Jorginho Mello e Marilisa Boehm na nomeação de Adeliana Dal Pont como secretária de Assistência Social, Mulher e Família – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Adeliana Dal Pont (PL) é a nova secretária de Assistência Social, Mulher e Família. Ela foi prefeita de São José por dois mandatos, entre 2013 e 2020, pelo PSD. Em 2024, filiou-se ao PL e concorreu à prefeitura de São José com apoio do governador Jorginho Mello, mas acabou em segundo lugar na disputa com o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), que foi reeleito.
Beto Martins toma posse no cargo de secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias sob olhar de Jorginho Mello e Marilisa Boehm – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Beto Martins está de volta à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Ex-prefeito de Imbituba entre 2005 e 2012, ele foi eleito segundo suplente de senador na chapa que elegeu Jorginho Mello em 2018. Em 2023, voltou à política para comandar a pasta de Portos, Aeroportos e Ferrovias no governo de Jorginho. Em agosto do ano passado, deixou a pasta para assumir a vaga de senador por quatro meses, com a licença da senadora Ivete da Silveira (MDB). Com seu retorno à pasta, Ivan Amaral retorna à condição de secretário-adjunto.
Ricardo Miranda Aversa assume o posto de Kennedy Nunes no Detran-SC – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Ricardo Miranda Aversa é o novo presidente do Detran-SC. General da reserva do Exército Brasileiro, ocupava a função de vice-presidente do órgão e assume o comando com a nomeação de Kennedy Nunes para a Casa Civil. Ele teve uma breve passagem pela Casa Civil quando Daniela Reinehr (PL) assumiu o governo do Estado em 2020, com o afastamento do então governador Carlos Moisés para responder ao processo de impeachment.
Jorginho Mello explica mudanças no secretariado
Em seu discurso, o governador elogiou os novos titulares e explicou as mudanças na equipe como forma de avançar nas entregas e no cumprimento do plano de governo apresentado nas eleições de 2022.
“O ajuste que a gente fez no governo é como uma seleção, um time jogando e precisa fazer algum ajuste, um avança mais, outro recua, outro troca de posição, enfim, e nós conseguimos fazer essas modificações trazendo gente preparada, gente que tem capacidade técnica, gente que tem serviço prestado para que o estado de Santa Catarina ganhe”, disse o governador.
O secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, discursou em nome dos secretários empossados e falou da missão que tem à frente da pasta.
“Nós temos, como ele diz, uma seleção de secretários técnicos que estão produzindo muito sob a liderança do governador. A gente sabe que na administração pública existe um fator político e é para isso que eu estou vindo, para ser um facilitador político, para apressar as entregas que o governador determinou”, disse Kennedy Nunes.