Nota de pesar divulgada pela Universidade Estadual de Montes Claros informou que o velório ocorrerá na manhã deste domingo (26), no auditório do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, em Montes Claros. O corpo da professora será cremado em Belo Horizonte. Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva
Redes sociais
Faleceu neste sábado, aos 98 anos, a professora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva. Ela foi fundadora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez e da antiga Faculdade de Educação Artística (Faceart).
Uma nota de pesar divulgada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) informou que o velório ocorrerá na manhã deste domingo (26), no auditório do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, no Bairro Jardim São Luiz, em Montes Claros. O corpo da professora será cremado em Belo Horizonte.
“Nesse momento de dor e consternação, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes manifestam o reconhecimento à professora Marina Helena Lorenzo Fernandez Silva pela sua grande contribuição oferecida à universidade e pelo enorme legado deixado para a cultura brasileira”, diz a nota da universidade.
Na nota, a instituição destaca que Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva era uma pessoa “marcada pelo idealismo, sensibilidade e amor à cultura, à música e às artes”.
“Com seu dinamismo e espírito visionário, em 1960, a professora Marina Lorenzo Fernândez fundou o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, que leva o nome do seu pai, o maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez. Com sede em Montes Claros e unidade em Bocaiuva, o Conservatório Lorenzo Fernândez é responsável pela capacitação e valorização e de centenas de talentos musicais, descobertos sob a inspiração de Marina Lorenzo Fernândez”, finaliza a nota.
Sobre Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva
Segundo informações que constam no site do Conservatório, Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de fevereiro de 1926, filha do maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez e Irene Sotto. Ela se casou com Joaquim Alves da Silva e eles vieram para Montes Claros em 1947, onde o marido dela possuía uma concessionária. O casal teve quatro filhos, Ricardo, Eduardo, Maria Antonieta e Irene.
Com apoio da sociedade à época e de lideranças políticas, Marina fundou o Conservatório Municipal de Música, que leva o nome do seu pai, em 14 de março de 196. Em 1962, o local foi estadualizado.
Pelo Conservatório, ela é descrita como “mulher à frente de seu tempo”, que “vê perspectivas de mudanças no ser humano através das realizações artísticas” e responsável por realizar “trabalhos maravilhosos e de grande valor para cidade, criando sempre propostas de inovação e motivação através da arte.”
Por meio de uma publicação nas redes sociais, o Conservatório lamentou o falecimento e definiu Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva como “fundadora e eterna inspiração”.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, fundadora do Conservatório Estadual de Música em Montes Claros, morre aos 98 anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.