Os gases gastrointestinais fazem parte do processo de digestão. Contudo, o “drama do pum” pode significar embaraço no dia a dia, vamos dizer assim. E alguns alimentos provocam gases e resultam em uma formação excessiva de gases.
A farmacêutica bioquímica Angela Xavier explica quando a formação de gases vira um problema e aponta alimentos que provocam gases no dia a dia.
– A formação de gases depois de uma refeição é até normal. O problema é a formação excessiva e o acúmulo desses gases no estômago e no intestino. Existem alguns alimentos que provocam a formação excessiva de gases, que acumulam causando dores horríveis – afirma a farmacêutica.
– Os gases se formam por causa da fermentação dos alimentos, por causa da má digestão, uso de certos tipos de alimentos, uso incorreto de água ou de qualquer líquido, deficiência na mastigação. O problema maior é que às vezes a pessoa tem facilidade em formar e acumular os gases e tem dificuldade de soltar esses prisioneiros na forma de arrotos ou de flatulências. E aí vai gerar dor, desconforto, cólicas, flatulência excessiva, sensação de barriga inchada – acrescenta.
Alimentos que provocam gases: cuidados para evitar o ‘drama do pum’ – Foto: Reprodução Internet
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.
Alimentos que provocam gases
leite e derivados
feijão
bebidas gasosas
produtos industrializados (biscoitos, salgadinhos, enlatados)
frituras/alimentos gordurosos
sorvete