Por que morar perto de aeroportos pode aumentar risco de ataque cardíaco

Morar perto de aeroportos movimentados pode trazer risco de ataque cardíaco e outros significativos à saúde cardiovascular, segundo aponta um estudo conduzido por pesquisadores do University College London.
A pesquisa revelou que altos níveis de ruído de aeronaves estão associados a um maior risco de problemas como ataques cardíacos e derrames, por exemplo.
A descoberta foi publicada no the Journal of the American College of Cardiology e revelou que pessoas em áreas de alto ruído tinham os músculos cardíacos mais enrijecidos, sendo menos eficientes em bombear sangue pelo corpo.

A exposição noturna ao ruído foi identificada como especialmente  prejudicial devido à interrupção do sono e o risco de ataque cardíaco – Foto: Pixabay/ND
Esse estudo sobre o risco de ataque cardíaco não é o primeiro do gênero a estabelecer a ligação entre o ruído das aeronaves e a saúde alterada, com pesquisas anteriores relacionando-o à pressão arterial mais alta e à obesidade.
O ruído de aeronaves e impacto cardíaco
O estudo analisou dados com detalhes de 3.535 indivíduos que vivem próximos a quatro grandes aeroportos da Inglaterra e os comparou com informações de moradores de áreas menos expostas ao ruído.
A exposição noturna ao ruído foi identificada como especialmente  prejudicial devido à interrupção do sono e o maior tempo em casa, o que aumentou a exposição ao barulho.
Principais descobertas sobre o risco de ataque cardíaco
Os pesquisadores identificaram que pessoas com anormalidades cardíacas, mesmo sem exposição ao ruído apresenta risco de eventos graves como ataques cardíacos, arritmias ou derrames de duas a quatro vezes maior em relação àqueles sem essas anormalidades.
Um dos destaques da vaga é mecânico de avião – Foto: Pixabay/Divulgação/ND
Entre os expostos ao ruído de aeronaves, o risco de problemas cardíacos era ainda mais significativo.
A cardiologista Gaby Captur afirmou: “Nosso estudo é observacional, portanto, não podemos afirmar com certeza que altos níveis de ruído de aeronaves causaram essas diferenças na estrutura e função do coração”. No entanto, ela destacou que as descobertas complementam evidências crescentes de que o ruído das aeronaves tem impactos negativos na saúde cardíaca e geral.
Como reduzir o risco de ataque cardíaco?
Para minimizar o risco de ataque cardíaco e os impactos do ruído de aeronaves na saúde, é recomendável:

Uso de protetores auriculares: especialmente à noite, para reduzir a interrupção do sono.
Isolamento acústico: investir em janelas e portas com bom isolamento contra ruídos externos.
Evitar exposição prolongada: se possível, reduzir o tempo em áreas com altos níveis de ruído.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.