
Limeira (SP) e Charqueada devem registrar volume de até 20 milímetros (mm), São Pedro (SP) deve ter 25 milímetros e Piracicaba (SP) pode somar 11 mm nesta segunda-feira (27). Previsão indica chuva para esta segunda na região, veja volume esperado por cidades
Depois de registrar mínimas de 23ºC e máximas de 35ºC, as cidades da região de Piracicaba (SP) devem ter dias menos quentes e até nublados. Os termômetros não devem ultrapassar os 28ºC, mas a previsão de chances de temporais se mantém nesta segunda-feira (27). Limeira (SP) e Charqueada devem registrar volume de até 20 milímetros (mm), São Pedro (SP) deve ter 25 milímetros e Piracicaba (SP) pode somar 11 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região entre às 10h desta segunda (27) e 10h de terça-feira (28).
Em Piracicaba, as mínimas ficam em torno dos 20ºC e as máximas nos 28ºC até quinta-feira (30). Na sexta-feira, os termômetros não superam os 26ºC.
Pré-frontal
Um dos motivos é a passagem do fenômeno pré-frontal, que eleva as temperaturas e contribui para dias mais quentes. Ele normalmente ocorre antes da chegada de uma frente fria. Nesta quarta-feira, tem passado uma frente fria pelo litoral paulista. Ela não deve trazer dias mais frescos, mas chuvosos.
Piracicaba (SP) registrou o dia mais quente de 2025 na última quinta-feira (23), quando os termômetros bateram máximas de 34,5ºC e mínimas de 19,9ºC, de acordo com medição do Posto Meteorológico “Jesus Marden do Santos” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (LEB-Esalq). Veja como ficou o tempo nos primeiros dias de janeiro, abaixo. As marcas superaram as médias esperadas para o período.
Também nesta quarta-feira (22), a cidade atingiu a temperatura média mais elevada do ano, com 27,2ºC. As médias históricas para o mês de janeiro são de 30,1ºC de temperatura máxima e 19,2ºC de mínima. Neste ano, as médias de temperaturas ficaram em 31,5ºC de máxima, 19,3ºC e 25,4ºC geral.
Temperaturas marcadas em janeiro de 2025 em Piracicaba
Chuvas
Já em relação às chuvas, Piracicaba teve a décima menor média histórica de precipitação nesta quarta, conforme os índices registrados pelo Posto Meteorológico da Esalq, com 110 milímetros (mm) de chuvas acumulados. O volume representa menos da metade do esperado para janeiro, que é de 220 mm.
Banhistas aproveitam para se refrescarem na piscina do Sesc de Piracicaba na noite desta quarta-feira, dia 22 de janeiro
Claudia Assencio/g1
Temperatura
Nas últimas quinta (24) e sexta-feiras (24), os termômetros alcançaram os 35ºC em Piracicaba, conforme o Inmet. No domingo (26), as mínimas foram de 22ºC e máximas de 31°C.
Cores do alerta
O Inmet divide os alertas em três cores:
Recomendações de segurança
Recomendações da Defesa Civil
Em caso de tempestades:
Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Campinas deve ter quarta-feira com máximas de 33°C; confira previsão por cidade
Veja mais notícias no g1 Piracicaba.