Um dos principais atrativos de Santa Catarina são as suas belas praias. São 530 km de litoral que vai de norte a sul do estado, com opções diferenciadas de balneários, satisfazendo quem procura festas e badalação ou quem apenas quer aproveitar a natureza em boa companhia.
As praias de São Franscisco do Sul são um dos destaques do litoral catarinense – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/ND
As praias mais bonitas de Santa Catarina
Santa Catarina é famosa nacionalmente por ter praias com belas paisagens, a começar pelas de sua capital, Florianópolis.
Mas a beleza se estende para além da Ilha da Magia, agrando todos os estilos, de surfistas, famílias com crianças a quem procura festas e curtição.
Nesse guia, elencamos as praias mais bonitas de Santa Catarina para você adicionar a sua rota de destinos nas próximas folgas.
Praia do Campeche, Florianópolis
Localizada no sul da Ilha de Florianópolis, a Praia do Campeche é bastante frequentada por praticantes de esportes, principalmente surfistas e kitesurfistas, que aproveitam as condições do mar e do vento.
Com 3,5 quilômetros de extensão, a praia vem atraindo mais turistas, graças ao crescimento do bairro, chamando a atenção de famílias que querem aproveitar dias de tranquilidade no local.
Além das águas claras e geladas, a Praia do Campeche também é famosa por ter passeios para a Ilha do Campeche, que conta com sítios arqueológicos preservados, trilhas subaquáticas para mergulhos com instrutores e uma paisagem encantadora.
A praia do Campeche é um dos destinos preferidos de surfistas na capital Catarinense – Foto: Reprodução/ND
Praia de Canajurê, Florianópolis
Em contraponto a destinos mais conhecidos, como Jurerê, Joaquina e Canasvieiras, a Praia de Canajurê é um reduto de paz na capital catarinense.
Próxima de Jurerê, seu acesso é feito a pé por meio de trilhas em meio a vegetação local, até chegar a faixa de areia com coqueiros. Com água morna e um mar raso, o ponto é perfeito para famílias com crianças.
Por ser mais isolada, é preciso ir preparado com a própria alimentação, com um cooler com água e lanches saudáveis. De qualquer forma, a Praia de Canajurê promove horas de desconexão com o mundo externo.
A Praia de Canajurê ainda é pouco desbravada por turistas em Florianópolis – Foto: Reprodução/ND
Praia da Sepultura, Bombinhas
Menor município do estado, Bombinhas é premiada por possuir algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina. Entre elas está a pequena praia da Sepultura, uma das mais procuradas da cidade.
Com uma faixa de areia bem estreita, cada espaço é bastante disputado, sendo que no verão é preciso chegar cedo para garantir um lugar privilegiado.
As águas clarinhas e as piscinas naturais que se formam no local permitem que os turistas vejam os peixinhos coloridos sem precisar mergulhar, o que é um atrativo para as crianças.
A pequena orla é rodeada de restaurantes e há uma agência que realiza mergulhos com snorkel e aluga caiaques para os visitantes aproveitarem esse recanto natural.
A Praia de Sepultura é uma das mais frequentadas de Bombinhas – Foto: Prefeitura Municipal de Bombinhas/ND
Meia-Praia, Itapema
Passando de Balneário Camboriú, está situada a cidade de Itapema, que também possui uma ampla estrutura para receber os turistas e deslumbrar a todos com suas praias.
A mais visitada é a Meia-Praia, que oferece beleza durante o dia e a noite. Com uma orla de 4,5 km, a praia possui chuveiros, banheiros públicos, lojas, shoppings, restaurantes e opções de lazer para receber os turistas.
A água azul-esverdeada é propícia para a prática do surf e estrutura local conta com barzinhos e vilas de artesanato que encantam os turistas com as peças locais.
A orla de Meia-Praia tem calçadão, chuveiros, lojas e restaurantes para receber os turistas – Foto: Prefeitura Municipal de Itapema/ND
Praia do Rosa, Imbituba
Aparecer uma lista do The Guardian de praias mais bonitas do mundo não é para qualquer destino. A Praia do Rosa não apenas estava lá como continua chamando a atenção de seus visitantes pelos encantos naturais.
Situada no sul do estado, em Imbituba, a Praia do Rosa tem uma atmosfera acolhedora, graças as suas águas cristalinas e a vegetação nativa, presente em toda a sua extensão.
Combinando a prática do surf com trilhas em meio a natureza, essa praia proporciona vistas exuberantes, o que certamente a coloca entre as praias mais bonitas de Santa Catarina.
A visita de baleias-francas é comum em Imbituba – Foto: Bernardo Villavueva
Praia da Gamboa, Garopaba
Se a busca for por um destino belo e tranquilo, uma boa opção é a Praia da Gamboa, em Garopaba. Cercada por uma vila pacata, a praia possui mar aberto e ondas ideias para a prática de surf.
A depender da época, o visitante pode acompanhar a cultura de pesca da tainha (maio a julho) e a visita das baleias-francas (julho a novembro), de um dos mirantes dos costões da praia.
Outro destaque são as dunas na Ponta da Faísca, que permitem a prática do sandboard, seja para quem já conhece a prática ou para quem está iniciando no esporte.
A praia da Gamboa é um refúgio para quem quer ambientes mais tranquilos – Foto: Prefeitura Municipal de Garopaba/Divulgação
Praia de Palmas, Governador Celso Ramos
Na região da Grande Florianópolis está a distinta Governador Celso Ramos, que se destaca por ter algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina.
Entre elas está a Praia de Palmas, referência pela beleza natural e infraestrutura oferecida. Conta com uma grande faixa de areia branca e águas cristalinas, tornando essa praia perfeita para relaxar e curtir o mar.
Para garantir o conforto e praticidade dos turistas, a Praia de Palmas tem bares e restaurantes. Outro ponto de atração são as ondas moderadas que chamam os surfistas para aproveitar o mar da região.
Praia de Palmas é uma das mais concorridas da região – Foto: Germano Rorato Neto/Divulgação
Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul
Ilha histórica no norte do estado, São Francisco do Sul conta com 17 praias, cada uma com um estilo particular. Mas é uma das menores que chama mais atenção: a Praia da Saudade, ou Prainha, como é bastante conhecida.
Situada entre dois grandes mirantes naturais, a prainha tem águas claras e agitadas, propícias para o surf, recebendo alguns dos principais campeonatos da região.
Ao final de sua extensão, é possível fazer a pequena trilha para vislumbrar o mar e conhecer os sambaquis locais.
A Praia da Saudade é também o principal ponto de encontro das noites na cidade, com bares e restaurantes sempre lotados.
Próxima da Praia da Enseada e da Praia Grande, a Prainha é um local bastante apreciado por surfistas – Foto: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul/Divulgação
Praia Bacia da Vovó, Penha
Conhecida por ter o parque Beto Carrero World, Penha também possui praias fantásticas. Um dos redutos mais acolhedores é a Praia da Bacia da Vovó, no centro da cidade.
Sem ter a mesma estrutura das outras, ela é bem reservada e conta com uma pequena faixa de areia. Bem arborizada e com águas claras e tranquilas, perfeita para crianças e idosos.
Sua estrutura é limitada, mas existem restaurantes que fazem o serviço de delivery na areia da praia, assim como vendedores ambulantes com delícias típicas da praia.
É o lugar ideal para aproveitar após um dia de agito no parque de diversões.
Localizada no centro de Penha, a Bacia da Vovó é um reduto de tranquilidade – Foto: Portal de Turismo de Penha/Marcello Sokal/ND
Guarda do Embaú, Palhoça/Paulo Lopes
Frequentemente listada como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Guarda do Embaú é próxima da capital, combinando a adrenalina das ondas dos campeonatos de surf com o charme da vila local.
Situada em região de preservação ambiental, a praia da Guarda do Embaú possui águas cristalinas, dunas branquinhas e uma vista exuberante da Mata Atlântica.
Com restaurantes que servem pratos locais deliciosos e pousadas aconchegantes, a Guarda do Embaú se tornou sinônimo de relaxamento e desconexão nos dias de férias.
Costa da Guarda do Embaú, uma das praias em SC paradisíacas – Foto: Mauro Goulart/Prefeitura Municipal de Palhoça/Divulgação
Dicas de turismo para aproveitar as praias catarinenses
Começando na divisa com estado do Paraná e terminando nos limites com o Rio Grande do Sul, o litoral catarinense possui vários municípios costeiros que podem ser apreciados durantes as viagens.
Para quem gosta de cidades com grandes festas, atrativos culturais e celebrar datas especiais na praia, o ideal é aproveitar cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Balneário Piçarras e outras localidades, que oferecem uma estrutura mais propícia para receber grande volume de turistas.
Em cidades menores, a alta temporada acontece durante o verão, quando todas as principais ações desses municípios são focadas em fortalecer o turismo e comércio local, diversificando suas atrações e atividades.
Para quem procura mais descanso, não faltam opções de balneários paradisíacos, que são mais isolados, mas oferecem o convívio com a natureza em qualquer época do ano.
De norte a sul, existem praias que recebem campeonatos de surf, como São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Jaguaruna, Imbituba e muitos outros destinos que atraem atletas da modalidade, tanto para treinos quanto competições.
E claro, há sempre o turismo de natureza, onde o foco está no mergulho para conhecer a fauna marinha, trilhas ecológicas e esportes ao livre.
Roteiro de viagem pelo litoral catarinense
Margeado pela BR-101, o litoral catarinense pode ser percorrido de ponta a ponta utilizando a rodovia federal, num trajeto que possui mais de 500 quilômetros e pode demorar de 6 a 8 horas com trânsito normal.
Mesmo com pausas e hospedagens, conhecer todo o litoral de uma vez só pode ser bastante cansativo.
Por isso, a depender do trajeto que o turista irá fazer para chegar ao seu destino em no estado, ele poderá conhecer um pouco das praias mais bonitas de Santa Catarina.
Se a viagem for feita de avião, há três aeroportos em cidades litorâneas: a capital Florianópolis, Navegantes, no vale do Itajaí, e Jaguaruna, ao sul do estado.
O terminal aéreo de Navegantes é um dos principais do estado – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND
Ao desembarcar em cada um deles, o turista pode conhecer as seguintes cidades litorâneas próximas aos seus destinos:
Florianópolis: as praias da capital, de Palhoça, de Paulo Lopes, de Governador Celso Ramos, de Garopaba, Porto Belo, entre outras.
Navegantes: as praias da própria cidade, de Itajaí, de Piçarras, de Penha, de Balneário Camboriú, de Itapema, Bombinhas, Barra Velha, São Francisco do Sul, entre outras
Jaguaruna: as praias da própria cidade, de Laguna, de Imbituba, de Balneário Rincão, de Araranguá, entre outras.
Para se organizar melhor, é importante consultar os guias de viagens, sites de turismo e de hospedagem, para conhecer melhor a região onde ficará instalado e aproveitar as belas paisagens aos poucos.
E se não der tempo de conferir tudo o que planejou, não tem problema: as praias de Santa Catarina sempre vão estar prontas para receber você em outras oportunidades.