A Operação Gênesis foi realizada, simultaneamente, em cinco estados do Brasil nesta sexta-feira (31). Em Santa Catarina, a Polícia Civil identificou e prendeu um morador de Joinville suspeito de integrar uma posição de destaque em uma facção criminosa. Um confronto policial ainda deixou uma pessoa morta e outras 12 presas.
Confronto policial deixa um morto e 13 presos em operação realizada em SC e outros 4 estados – Foto: Divulgação/PCPA/ND
Onde aconteceu a Operação Gênesis
A mega operação foi realizada no Pará, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Santa Catarina. A investigação busca esclarecer crimes como extorsão a comerciantes e atentados contra agentes do estado.
No Pará, as prisões ocorreram nas cidades de Belém, Ananindeua, Santa Izabel, Tucuruí, Canaã dos Carajás e Redenção.
Durante o cumprimento dos mandados, um dos alvos, que além de ocupar posição de destaque na organização criminosa é investigado por ser o autor de extorsões contra comerciantes na região do Shopping Metropole, reagiu contra as ordens policiais efetuando disparos de arma de fogo.
Segundo a Polícia Civil do Pará, foi necessário responder a ação, que resultou na morte do suspeito. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Ação em Joinville
Já na maior cidade de Santa Catarina, o suspeito investigado pela ação foi encontrado na BR-101. Morador da zona Sul do município, ele ainda deverá responder por tráfico de drogas, já que continha grande quantidade de maconha em sua posse no momento da abordagem.
1
11
Operação ocorreu em 5 estados: Pará, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Santa Catarina – Divulgação/PCPA/ND
2
11
13 suspeitos foram presos – Divulgação/PCPA/ND
3
11
Armas e munições foram apreendidas – Divulgação/PCPA/ND
4
11
13 suspeitos foram presos – Divulgação/PCPA/ND
5
11
Drogas e celulares também foram apreeendidos – Divulgação/PCPA/ND
6
11
13 suspeitos foram presos – Divulgação/PCPA/ND
7
11
Um suspeito morreu em confronto com a polícia no Pará – Divulgação/PCPA/ND
8
11
A operação contou com a participação de 25 equipes policiais, totalizando mais de 100 agentes envolvidos – Divulgação/PCPA/ND
9
11
13 suspeitos foram presos – Divulgação/PCPA/ND
10
11
13 suspeitos foram presos – Divulgação/PCPA/ND
11
11
13 suspeitos foram presos – Divulgação/PCPA/ND
Materiais apreendidos
De acordo com a Polícia Civil de Joinville, foram apreendidos na ação uma espingarda calibre 12, com numeração raspada, munições, diversas drogas e aparelhos celulares.
A operação contou com a participação de 25 equipes policiais, totalizando mais de 100 envolvidos. Apenas em Joinville, foram sete policiais empregados para realizar a ação.