Supersábado de eleições na Câmara, Senado e Alesc: horário, onde assistir e candidatos

Os poderes legislativos do país e do estado de Santa Catarina escolhem, neste sábado (1º), a nova composição das Mesas Diretoras para o biênio 2025-2027. O “supersábado” de eleições definirá os presidentes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa catarinense. A programação está prevista para iniciar às 9h e os nomes escolhidos devem ser divulgados após as votações, no mesmo dia.

Alesc escolhe presidente para o biênio 2025-2026 – Foto: Agência Alesc/Divulgação/ND
Nove candidatos disputam as presidências dos poderes, sendo oito a nível federal — cinco no Senado e três na Câmara — e um em nível estadual. Cada instituição possui um regimento e uma programação pré-definida para validação do pleito.
Supersábado de eleições começa na Câmara dos Deputados
A primeira a dar início aos trabalhos neste supersábado de eleições é a Câmara dos Deputados. Os parlamentares têm até às 9h para formalizar os blocos que concorrem na disputa. Às 11 horas, está marcada reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora. As candidaturas precisam ser registradas até às 13h30.

9h: formalização dos blocos;
11h: reunião de líderes para formação da Mesa Diretora;
13h30: registro das candidaturas;
16h: votação.

A partir das 15h, inicia-se uma sessão conjunta do Congresso Nacional  (composta por deputados e senadores), que inaugura a nova sessão legislativa. A votação ocorre de forma presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário. Haverá transmissão nos canais oficiais da Câmara na internet e pela TV Câmara, na televisão aberta.
São candidatos à presidência da Câmara, os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Viana (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). A Mesa Diretora é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Votação para escolha do presidente da Câmara, no supersábado de eleições, será presencial – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/ND
Senado Federal
Os trabalhos no Senado Federal, neste supersábado de eleições, estão marcados para iniciar às 10h, horário limite para formalização das candidaturas junto à Secretaria-Geral da Mesa. A sessão será conduzida pela composição atual e os concorrentes terão 15 minutos para defender suas candidaturas. Nenhum outro senador terá direito ao uso da palavra.
Conforme o regulamento da Casa, quando há duas ou mais candidaturas, a escolha é feita por meio de cédula única, com os nomes dos candidatos em ordem alfabética. Os votos são apurados pelo então presidente, auxiliado pelo terceiro e quarto-secretários, com supervisão de senador escrutinador.
Disputam a presidência do Senado, neste supersábado de eleições, os senadores Davi Alcolumbre (União-AP), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos do Val (Podemos-ES). O presidente da Mesa Diretora do Senado é, também, presidente do Congresso Nacional.
Para ser eleito, o candidato deve obter, no mínimo, a quantidade de votos equivalente à maioria absoluta da composição do Senado, ou seja, 41 senadores. Às 11h, encerra-se o prazo para inscrição, junto à Secretaria-Geral da Mesa, aos cargos de primeiro e segundo-vice-presidentes, e primeiro a quarto-secretários e suplentes.

10h: formalização das candidaturas para presidente e início da votação;
11h: formalização das candidaturas para vice-presidente e início da votação.

As sessões poderão ser acompanhadas através da TV Senado, na televisão aberta, e nos canais oficiais da Casa na internet.
Supersábado de eleições define presidentes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Foto: Leonardo Sá/Agência Senado/ND
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
O supersábado de eleições na Alesc está marcado para acontecer no período da tarde, em sessão preparatória marcada para às 14h. O rito será aberto e nominal, comandado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), conforme determina o regimento da Casa (conduz a votação o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos).
Como só há um candidato, a nova Mesa Diretora da Alesc deverá ser presidida pelo deputado Júlio Garcia (PSD). Após a eleição do presidente, uma nova sessão será convocada para definir o restante da composição (dois vice-presidentes e quatro secretários).
A composição da Mesa Diretora da Alesc deve ser:

Deputado Fernando Krelling (MDB), primeiro vice-presidente;
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT), segundo vice-presidente;
Deputada Ana Campagnolo (PL), primeira secretária;
Deputado Marcos da Rosa (UB), segundo secretário;
Deputado Lucas Neves ou Deputada Paulinha (Podemos), terceiro ou terceira secretária;
Deputado Oscar Gutz (PL), quarto secretário.

A sessão será transmitida pela TV AL e Rádio AL, com cobertura das demais plataformas de mídia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.