Trump vai impor tarifa de 10% para produtos da China e 25% para os mexicanos e canadenses


Presidente dos Estados Unidos disse ainda, porém, que vai sobretaxar o petróleo canadense em 10%. Trump abre caminho para guerra comercial com México, Canadá e China
Getty Images via BBC
E nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump detalhou, na noite deste sábado (1º), o tarifaço contra as importações dos trê sprincipais parceiros comerciais: México, Canadá e China. O mundo todo acompanha apreensivo a política protecionista de Trump.
O presidente dos Estados Unidos abriu caminho para uma guerra comercial com os três maiores parceiros dos EUA. A Casa Branca confirmou há pouco tarifas de 10% aos produtos vindos da China e de 25% para as importações do México e do Canadá — com 10% sobre o petróleo canadense. Elas vão começar a valer na terça-feira (4).
Nos decretos assinados por Donald Trump nesta tarde, uma cláusula indica que se os países impuserem tarifas retaliatórias, os EUA vão aumentar ainda mais as taxas.
A principal argumentação de Trump para justificar as tarifas não são questões comerciais, mas de emergência nacional, de saúde pública e segurança nacional. Neste caso, ele não precisa da aprovação do congresso.
Trump acusa o México e o Canadá de não tomarem medidas para impedir a entrada de imigrantes ilegais nos EUA. E acusa os três países de não combaterem o tráfico de fentanil — um analgésico que tem causado uma epidemia de overdose nos EUA.
Ele disse que as tarifas devem ficar em vigor até que os países façam mais para conter a produção e entrada de fentanil.
Questionado, ontem, se os países poderiam fazer algo pra evitar as tarifas, Trump disse que não mais, e deu o terceiro argumento: o grande déficit comercial dos EUA a com esses países.
O Canadá e o México prometeram tarifas retaliatórias rapidamente. Quem paga pelas tarifas são as companhias americanas que importam os produtos taxados.
Muitas repassam o custo aos consumidores. Então, pode ficar mais caro para o americano comprar, por exemplo, carros vindos do Canadá, abacates do México e eletrônicos da China.
Eeconomistas alertam que as tarifas podem aumentar a inflação, causar interrupções nas cadeias de suprimentos e prejudicar a economia global.
LEIA MAIS:
Brigas entre torcedores deixam feridos e transformam ruas do Recife em cenário de guerra antes de clássico entre Santa Cruz e Sport; VÍDEO
VÍDEO: veja como ficou a loja de Fuscas antigos atingida pela enchente em SP
Royal Enfield Super Meteor 650: o que faz essa custom ter seis meses de fila de espera? O g1 testou
Adicionar aos favoritos o Link permanente.