Trump ameaça Canadá e volta a propor anexação do país vizinho: ‘Tornar-se nosso 51º estado’

O presidente Donald Trump voltou a ameaçar o Canadá e a propor a sua anexação ao território dos Estados Unidos. Em um post na plataforma Truth Social, ele afirmou que os EUA subsidiam o país vizinho e defendeu a criação de tarifas para importação de produtos.

Segundo Trump, a relação econômica entre os países não faz sentido – Foto: Roberto Schmidt/AFP/ND
Trump ameaça Canadá e sugere aumento de impostos
O presidente dos EUA defende impostos de 25% sobre produtos canadenses e até mesmo sugere a anexação do território. “O Canadá deve se tornar nosso 51º estado”, disse.
O político defende que seu país não depende do Canadá, mas que o subsidia. Segundo Trump, a relação econômica entre os países não faz sentido.
O presidente norte-americano afirma que produtos e serviços importados, como energia ou madeira, já são produzidos em abundância pelos EUA. “Nós pagamos bilhões para subsidiar o Canadá. Por quê? Não há razão para isso”, afirmou.
Primeiro-Ministro Canadense responde às ameaças
Trump ameaça Canadá e sugere a criação de impostos de 25% sobre produtos canadenses – Foto: Grupo Allog/ Divulgação
O primeiro-ministro Justin Trudeau repudiou a sugestão, classificando-a como “inaceitável”, e reafirmou a soberania do Canadá. Em resposta, anunciou medidas de retaliação econômica, incluindo a aplicação de tarifas adicionais sobre uma variedade de produtos dos Estados Unidos.
Além disso, incentivou os canadenses a priorizarem o consumo de produtos nacionais e a evitarem viagens ao território norte-americano, fortalecendo assim a economia local.
*Com informações de R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.