As fortes ondas de calor que atingem o Brasil nesta semana se estendem para o Uruguai e o norte da Argentina. No Uruguai, temperaturas acima de 40°C serão registradas no leste do país, especialmente em Treinta y Tres, Cerro Largo, Rivera e Artigas, segundo o observatório meteorológico Metsul.
A capital Montevidéu terá máximas de 32ºC, enquanto Buenos Aires, capital argentina, pode chegar a 35ºC. Os meteorologistas preveem que a onda de calor que atinge a região pode durar até 15 dias.
Calor na região
A onda de calor que atinge partes do continente sul-americano é causada por uma massa de ar quente persistente, que afeta desde o centro-oeste do Brasil até o sul do território brasileiro, chegando ao Uruguai e ao norte da Argentina.
De acordo com o Inmet, o período com temperaturas elevadas que começou no domingo (2) seguirá no Brasil até sexta-feira, 7 de fevereiro. As previsões de chuvas para os territórios uruguaios e argentinos podem levar a um alívio nas temperaturas, mas não é esperada uma queda acentuada.
Na Argentina, a previsão é de sol forte até segunda-feira, 10 de fevereiro. No domingo, dia 9, a máxima é de 33ºC. A umidade do ar pode aumentar a sensação térmica em toda a região.
Calor extremo no Paraguai
Em Assunção, capital paraguaia, país que faz fronteira com o sul do Brasil e o norte da Argentina, o começo desta semana tem previsão para intensos 39ºC de máxima, de acordo com o site americano de meteorologia AccuWeather. As próximas duas semanas devem seguir com calor extremo. Há possibilidade de tempestade intensa na sexta dia 7.
No Chile, as máximas para esta semana são de 32ºC, sem probabilidades de chuvas. Os outros países da América do Sul têm previsões de temperaturas mais amenas, na casa dos 27ºC, segundo o AccuWeather.