Onda de calor de até 43°C atua como ‘enorme fogueira’ e traz riscos de temporais para SC

Uma intensa onda de calor começou a se instalar no Sul do Brasil nesta semana, com temperaturas elevadas impulsionadas por uma bolha de calor vinda do Norte da Argentina. O fenômeno será de longa duração e influenciará principalmente o Oeste catarinense, além de algumas áreas do Sul e Nordeste de Santa Catarina nos próximos dias.

Onda de calor deve influenciar o tempo em Santa Catarina e traz novos riscos de temporais – Foto: Deny Campos/Arte/ND
Segundo a MetSul Meteorologia, o calor extremo, que pode chegar a 43°C na província de Missiones, no Norte argentino, não apenas elevará os termômetros. A bolha de calor também potencializará a formação de temporais isolados, que podem ser fortes a severos, com risco de danos estruturais.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o calor vindo do Norte da Argentina vai influenciar o tempo em Santa Catarina. “É como se fosse uma enorme fogueira na província de Missiones, com calor escaldante de 43°C. E vamos sentir um pouco do efeito desse calor através de temperaturas em torno 36°C no Oeste e Extremo Oeste”.
Scheuer explica que as temperaturas vão subir também nas regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis, que pode chegar a 33°C. “No Litoral Sul, as temperaturas devem chegar a 38°C na quinta-feira (6). No extremo Oeste, pode chegar a 39°C, em cidades como Itapiranga, Mondaí, Caibi e Águas de Chapecó”, alerta.
Onda de calor extremo deve se estender durante a semana – Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí/ND
Onda de calor traz novos riscos de tempestades severas em Santa Catarina
O meteorologista alerta para a formação de temporais passageiros em Santa Catarina entre esta segunda (3) e quarta-feira (6). “Haverá temporais passageiros do Centro Leste por conta do aquecimento e da alta umidade. No Oeste e no Meio-Oeste, esses temporais são um pouco mais isolados”, diz Scheuer.
Conforme Piter, no decorrer de quinta (6) e sexta-feira (7), há risco de temporais em todas as regiões do estado. O motivo é por conta do avanço de uma frente fria sobre o oceano.
Chegada de frente fria deve trazer novos temporais para Santa Catarina – Foto: Xico Stocker/Reprodução/ND
“A chegada de uma frente fria favorece a manutenção da umidade, queda da pressão atmosférica em superfície e, com isso, os temporais ficam mais ativos e energizados, atuando com maior intensidade nas planícies do Oeste catarinense”.
Scheuer alerta que a onda de calor fará a ser semana quente, abafada e com temporais de verão bem isolados na segunda (3), terça (4) e quarta-feira (5) no Oeste. “Os temporais serão mais ativos no Centro-Leste do estado. E quinta (6) e sexta (7), temporais mais ativos no Oeste, mas atingem todas as regiões do estado, com mínimas sempre acima dos 20 graus”.
A onda de calor seguirá afetando Santa Catarina nos próximos dias, e os temporais poderão ocorrer de forma localizada, sem possibilidade de previsão exata com antecedência. A orientação é acompanhar as atualizações meteorológicas e alertas da Defesa Civil para minimizar riscos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.