Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) no governo Bolsonaro, é o mais novo filiado ao PSD. Atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José, sua chegada ao partido fortalece a presença da direita catarinense dentro da sigla e amplia sua influência no estado.
Silvinei Vasques – Foto: Agência Senado/ND
Antes ligado ao PL, Vasques teria deixado a legenda após não encontrar espaço na gestão de Jorginho Mello (PL). Na eleição municipal, esteve ao lado do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) na disputa contra Adeliana Dal Ponte, candidata do PL. Agora, no novo partido, projeta seu futuro político alinhado à direita estadual.
Ele disse que o PSD é um partido de direita em Santa Catarina e chega a sigla para estar ao lado de João Rodrigues, pré-candidato ao Governo do Estado em 2026.
Vasques também destacou a relação entre João Rodrigues e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Silvinei comandou a PRF no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi preso em agosto de 2023, a pedido da Polícia Federal, por suspeita de interferência nas eleições de 2022.
O ex-diretor teria dado ordens ilegais aos agentes da PRF para realizar operações que dificultassem o trânsito de eleitores do então candidato Lula no segundo turno.
A prisão do ex-diretor-geral da PRF foi revogada pelo ministro Alexandre de Moraes em agosto de 2024. O ministro considerou que os motivos da prisão preventiva não se sustentavam mais após o avanço das investigações.