O banho faz parte da rotina diária de higiene, mas você sabe qual parte do corpo deve lavar primeiro? Conforme especialistas, seguir um método adequado ajuda a garantir uma limpeza mais eficaz e evita problemas como ressecamento e obstrução dos poros.
Qual parte do corpo deve lavar primeiro, segundo dermatologista – Foto: Canva/ND
O dermatologista Sergio Alique García recomenda começar o banho pela cabeça, lavando primeiro o cabelo. O ideal é aplicar o shampoo, deixá-lo agir por alguns momentos e deixá-lo agir por alguns minutos e depois enxaguá-lo completamente. Caso você utilize o condicionador, ele deve ser aplicado em seguida e permanecer nos fios por alguns instantes.
Enquanto o condicionador age, o especialista sugere aproveitar o tempo para lavar o restante do corpo em ordem descendente: pescoço, ombros, braços, tronco e, por fim, pernas e pés. Esse método garante uma remoção eficiente da sujeira e evita que resquícios de produtos capilares fiquem acumulados em regiões como as costas, o que pode obstruir os poros e causar acne.
Além de qual a parte do corpo deve lavar primeiro, outras áreas precisam de atenção
Durante o banho, algumas áreas do corpo costumam ser negligenciadas, apesar de serem propensas ao acúmulo de microrganismos. Os pés, por exemplo, devem ser lavados e secos com atenção para prevenir odores e infecções.
Além de qual parte do corpo deve lavar primeiro, existem locais que devem ser olhados com atenção – Foto: Canva/ND
A mesma atenção deve ser dada às axilas, região atrás das orelhas e ao umbigo, que também podem acumular sujeita sem que a pessoa perceba.
O dermatologista orienta que alguns ingredientes presentes em shampoos e condicionadores podem irritar a pele. Por isso, antes de você saber qual parte do corpo deve lavar primeiro, é recomendado sempre enxaguar com abundância todo o corpo após o uso desses produtos.
Tomar banho todos os dias faz mal?
O hábito de tomar banho diariamente é comum, mas estudos apontam que pode haver consequências para a pele. Conforme uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, banhos frequentes, principalmente com água quente, podem remover os óleos naturais que protegem a pele, causando ressecamento e irritação.
Além disso, o estudo afirma que a barreira cutânea, responsável por reter a umidade e equilibrar bactérias benéficas, também pode ser comprometida pelo uso excessivo de sabonetes e produtos químicos.
Agora que você já sabe qual parte do corpo deve lavar primeiro, os especialistas recomendam manter um equilíbrio: deixar a higiene em dia, mas sem exageros que prejudiquem a saúde da pele. Dessa forma, ajustar a temperatura da água, escolher produtos suaves e hidratar o corpo após o banho são medidas essenciais para manter a pele protegida e saudável.
Agora que você já sabe qual parte do corpo deve lavar primeiro, os especialistas recomendam manter um equilíbrio – Foto: Freepik/ND