![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/b6/g9/s9/b6g9s9tbb3q9skq6ts4g8kilw.jpg)
A Região Metropolitana do Recife acordou sem água em vários locais na manhã desta quarta-feira (5). A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) suspendeu o abastecimento de água principalmente em áreas de morro. A medida precisou ser tomada por conta do risco de danos às tubulações de água por conta das chuvas. O corte faz parte do Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água.
Proteção da população
Segundo a Compesa, a decisão foi tomada com base em informações da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) e adotada como forma de proteger a população. Algumas localidades planas mas consideradas de risco também ficaram sem água.
A suspensão do abastecimento atinge regiões do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Goiana e Camaragibe.
De acordo com a Copesa, a retomada da distribuição acontecerá com a diminuição da chuva, mediante avaliação por equipes técnicas da empresa. A normalização do fornecimento ocorrerá de acordo com o calendário de cada área.
Mais suspensão de água
Às 22h de ontem (4), a Compesa suspendeu o abastecimento de água em Vitória de Santo Antão (PE), distante 46 quilômetros da capital. Segundo a empresa, a medida foi tomada devido a serviços de manutenção emergencial para conserto de um vazamento na adutora da Água Bruta de Tapacurá.
A Compesa informou que os serviços de manutenção esttão em andamento e a previsão é concluir as intervenções até hoje (5) às 19h
.