Urso gigante se abriga embaixo de casa após incêndios nos EUA

Urso conhecido como Beary, embaixo de uma casa em Altadena, CalifórniaReprodução/CDFW

Um morador do sul da Califórnia voltou para casa após incêndios florestais que atingiram a região no começo do ano e encontrou um visitante inesperado: um enorme urso preto de cerca de 238 kg.

Samy Arbid, dono de uma residência em Altadena, deixou o local junto de seus vizinhos devido aos incêndios de Eaton. Quando retornaram, Arbid encontrou o hóspede inesperado escondido em sua casa que escapou do incêndio, de acordo com o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (da sigla em inglês CDFW) em uma publicação de 29 de janeiro no Facebook. 

O “enorme urso macho adulto de 525 libras (algo em torno de 238 quilos)” foi encontrado em um vão abaixo da casa quando uma empresa de serviços públicos veio restaurar a energia na casa. As informações foram divulgadas pelo portal USA Today.

“Acho que durante o incêndio ele praticamente ficou lá. Acho que ele estava assustado”, disse o homem aos meios de comunicação locais, de acordo com Storyful, acrescentando que ele “não conseguia acreditar” quando viu o animal no vão. O urso, apelidado de Beary, é bem conhecido pelos moradores do bairro, que o viram vagando pela área, informou a ABC7.

Animal conhecido por moradores

Urso é conhecido por moradores e tem até nome: BearyReprodução

De acordo com a mídia local, o urso estava no vão antes dos incêndios começarem, e Arbid conheceu Beary antes dos incêndios. 

Segundo o The Guardian, logo depois de se mudar para a residência, o homem descobriu que os “sons metálicos” que ele, sua esposa e seus cães podiam ouvir sob o quarto principal estavam sendo feitos por um urso enorme que aparentemente havia se mudado para lá primeiro, enquanto a casa estava desocupada.

O controle de animais e o Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW) foram ao local e confirmaram que o urso estava usando um espaço de acesso embaixo da casa como abrigo, e eles não podiam removê-lo sem causar danos à casa ou machucar o animal.

Urso precisava sair por conta própria

Animal saindo pela passagem que dá acesso a embaixo da casaReprodução/CDFW

“Após avaliar o espaço confinado e o tamanho do urso, ficou claro que a imobilização química do urso não era uma opção”, disse o Departamento de Vida Selvagem, acrescentando que sua equipe de especialistas liderada pelo cientista ambiental Kevin Howells “determinou que uma armadilha para ursos colocada perto da abertura do espaço confinado seria a melhor decisão dada a situação”.

Felizmente para eles, o urso saiu do vão e acionou a porta da armadilha minutos depois de ser colocada, disse o CDFW. Uma vez na armadilha, o animal foi levado para a Floresta Nacional de Angeles, onde recebeu uma verificação de bem-estar e uma coleira GPS antes de ser solto com segurança de volta à natureza.

Vídeo mostra animal saindo da casa

Imagens de vídeo capturadas pela câmera de segurança do proprietário mostram o urso saindo do vão após avistar as guloseimas que o departamento havia preparado para ele. As guloseimas incluíam um banquete de maçãs, manteiga de amendoim, sardinhas em molho de tomate, carne de frango e isca de caramelo, disse um porta-voz do CDFW ao USA TODAY.

O esforço levou quase 24 horas para Howells e sua equipe de oito pessoas, de acordo com o CDFW ao portal americano. Veja imagens do urso saindo da casa:

Incêndios na Califórnia

O incêndio de Eaton, que começou no dia 7 de janeiro, já foram totalmente controlados pela Brigada de Incêndios local, após causar destruição na área de Los Angeles. de acordo com a Cal Fire, brigada local, os incêndios deste ano estão entre os três mais destrutivos da história da Califórnia.

Segundo um relatório do Escritório de Examinadores Médicos do Condado de Los Angeles, 27 pessoas morreram em decorrência dos incêndios de Palisades e Eaton. Ao todo, 7.555 estruturas foram destruídas pelo fogo na região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.