A fuga do detento de penitenciária de Florianópolis, no bairro Agronômica, completa uma semana nesta quinta-feira (6) sem ele ser localizado. No dia 30 de janeiro, Adalberto da Silva Junior, de 31 anos, se soltou das algemas após um atendimento médico e saiu correndo pela capital.
Fugitivo da penitenciária de Florianópolis foi identificado como Adalberto da Silva Junior, de 31 anos – Foto: Reprodução/ND
Em nota, a SAP (Secretaria de Estado de Administração Prisional) informou que “um procedimento interno foi instaurado para apurar a fuga”. Segundo o Estado, “as buscas seguem, em regiões mapeadas e monitoradas pelo nosso setor de inteligência da Polícia Penal”. No entanto, não informaram onde e nem como as buscas estão sendo feitas.
Como o detento fugiu
De acordo com a direção da penitenciária de Florianópolis, Silva Junior estava em consulta médica na UBS (Unidade Básica de Saúde), que fica fora dos portões do local. Ele estava sendo supervisionado por policiais.
Ao terminar a consulta, ele se desvencilhou das suas algemas usando uma chave artesanal. Ao perceber a movimentação do detento, um policial tentou impedir. O detento entrou em luta corporal com o agente e pulou o muro da UBS.
O agente tentou correr atrás de Silva Junior, mas não o alcançou. O detento entrou no manguezal do Itacorubi, nas proximidades da Avenida da Saudade, onde despistou o policial
Viaturas da PM e Polícia Penal cercaram a Avenida da Saudade e o trecho da Beira-Mar Norte que circunda o mangue. Helicópteros também sobrevoam a região e cães farejadores foram solicitados.
A captura mobilizou agentes da Polícia Penal e da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina). Segundo a PMSC, o fugitivo tem passagens por porte ilegal de arma, furto e roubo.
Imagens da fuga
1
6
Fuga de detento mobilizou agentes na tarde de quinta-feira (30) – Reprodução/ND
2
6
Fugitivo da penitenciária de Florianópolis foi identificado como Adalberto da Silva Junior, de 31 anos – Reprodução/ND
3
6
Agentes trabalham na recaptura do fugitivo – Reprodução/ND
4
6
Detento fugiu da penitenciária de Florianópolis e correu para dentro do manguezal do Itacorubi – Google Maps/Reprodução/ND
5
6
Polícia Penal em busca do fugitivo – Reprodução/ND
6
6
Helicópteros sobrevoando o manguezal em busca do fugitivo – Reprodução/ND
Em dia de fuga de detento em Florianópolis, Jorginho Mello inicia desativação da penitenciária
No dia em que o detento fugiu, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou que o processo de desativação da Penitenciária de Florianópolis, localizado na Agronômica, já foi iniciado. Segundo o governador, a retirada do presídio do local será concluída em 2026 como parte de um pacote de reformulação no sistema penal de Santa Catarina.
“Tiramos o Estado do cheque especial e agora vamos investir para abrir 9 mil novas vagas. Um investimento que nunca foi feito antes”, disse o governador.
Processo de desativação da Penitenciária de Florianópolis teve início anunciado nesta quinta-feira (30), mesmo dia que um detento fugiu do local – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/Reprodução/ND