Estiagem castiga agricultores e cidade de SC decreta situação de emergência

A cidade de Campos Novos, localizada no Meio-Oeste de Santa Catarina, enfrenta a pior estiagem dos últimos anos. Com prejuízos estimados em mais de R$ 45 milhões, a prefeitura decretou situação de emergência. O documento será publicado na manhã desta sexta-feira (7), conforme informações da prefeitura.

Estiagem castiga município de Santa Catarina. – Foto: Prefeitura de Campos Novos/ND
Segundo levantamento da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a estiagem afeta diretamente a produção agrícola. Os setores mais prejudicados são o cultivo de soja, milho e a pecuária leiteira, fundamentais para a economia local.
O prefeito Dirceu José Kaiper ressalta que “a agricultura e a pecuária são muito fortes no município e, por isso, temos que decretar situação de emergência para proteger e dar suporte aos nossos agricultores, devido ao grande prejuízo dessas propriedades”.
A estiagem atingiu seu pico entre dezembro e janeiro, comprometendo cerca de 70% do território municipal e impactando aproximadamente 1.100 famílias.
Dentre essas, 90 foram severamente afetadas e necessitam do fornecimento de água potável para consumo humano e não potável para os animais. A distribuição tem sido feita por equipes da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Defesa Civil e SAMAI.
O engenheiro da Epagri, Ademilso Sitneski, destacou que a declaração de emergência é essencial para que os agricultores possam acessar políticas públicas que minimizem os impactos da seca e ressaltou o trabalho que a Epagri faz frequentemente para auxiliar os produtores rurais.
Caminhões-pipa levam água às propriedades mais afetadas. – Foto: Prefeitura de Campos Novos/ND
Perdas na agricultura
A cultura da soja foi a mais afetada pela estiagem, com perdas de aproximadamente R$ 36 milhões para o município. Outras atividades também sofreram prejuízos expressivos, como o cultivo do milho e a produção de silagem, agravando ainda mais a situação dos produtores rurais.
Outras cidades também sofrem com a estiagem
Campos Novos não é o único município afetado pela estiagem. Cidades vizinhas, como Monte Carlo, Celso Ramos, Vargem e Herval do Oeste, já decretaram situação de emergência no Nível I devido à seca. Embora ainda consigam administrar os impactos localmente, todas estão em estado de alerta.
Cerca de 90 propriedades rurais foram as mas castigadas. – Foto: Prefeitura de Campos Novos/ND
La Niña e o agravamento da estiagem
O meteorologista chefe da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz, explicou que o fenômeno La Niña tem se intensificado nos últimos meses, devido ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial.
“A La Niña é caracterizada por períodos prolongados sem chuva, intercalados com precipitações intensas. No Grande Oeste, a falta de chuva contrasta com o excesso de precipitação no litoral, tornando o cenário ainda mais preocupante”, alertou Theodorovitz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.