Beira-Mar de Barreiros: início das obras é esperado para o primeiro semestre em São José

A Prefeitura de São José recebeu, na última quinta-feira (6), do IMA-SC (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), a LAP (Licença Ambiental Prévia) para construção da avenida Beira-Mar de Barreiros. O próximo passo é a entrega, no Senado, da comunicação formal para busca de financiamento internacional da obra, estimada em cerca de R$ 250 milhões.

Projeto prevê a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via – Foto: Divulgação/Prefeitura de São José/ND
A obra será financiada pelo Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). Depois, vem a publicação do edital de licitação. Se o município e a empresa vencedora do certame cumprirem as condicionantes, vão obter a LAI (Licença Ambiental de Instalação), também do IMA. A expectativa é iniciar a obra ainda no primeiro semestre deste ano, e concluir os trabalhos em até quatro anos.
A cerimônia de entrega da LAP foi na Cantina Zabot, em Barreiros, reunindo o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), o vice, Michel Schlemper (MDB), o governador do Estado, Jorginho Mello (PL), a presidente do IMA, Sheila Meirelles, deputados estaduais, vereadores da Grande Florianópolis e representantes de entidades empresariais. O intuito é que a nova avenida reduza o trânsito da BR-101, funcionando como novo corredor viário.
O governador Jorginho Mello entregou, nesta quinta-feira, a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a implantação da Avenida Beira-Mar de Barreiros, em São José. – Foto: Leo Munhoz/ SecomGOVSC
No projeto, vias amplas, ciclovia, áreas de convivência, sistema de iluminação e drenagem. Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros prevê, ainda, a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso. A futura avenida vai iniciar no limite com Florianópolis, no rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no rio Três Henriques, em São José.
O governador Jorginho Mello disse que essa obra é um divisor de águas. “O governo quer facilitar a vida dos prefeitos, de quem quer empreender. A força de juntar o governo de Santa Catarina com os municípios é fundamental. Toda Santa Catarina passa por aqui”, afirmou.
O prefeito Orvino frisou que este é o primeiro financiamento internacional da prefeitura, que a obra é da região e se trata de um sonho sendo tirado do papel. “Queremos começar o mais rápido possível. Vamos dar uma cara diferente nessa região que, ao longo do tempo, colaborou tanto com o município”, disse. Para o vice-prefeito Michel Schlemper, não importa se serão três ou quatro anos de obra, mas que ela tenha qualidade e que cada centavo do contribuinte empregado na obra seja bem aplicado.
A presidente do IMA se disse muito feliz pela emissão da LAP. “Nossa equipe técnica vai continuar se empenhando e, quando fizerem o requerimento da LAI, daremos toda celeridade necessária e esperada por vocês”, ressaltou.
Empresários celebram a Beira-mar de Barreiros
A novidade também anima os empreendedores da região. Anfitrião da cerimônia, o empresário Amauri Zabot se disse muito feliz com o avanço. “Eu tinha ouvido falar que essa beira-mar, um dia, ia passar e construí a cantina. O que faltava para concretizar isso que construí era a passagem dessa beira-mar”. Amauri frisou que a obra vem para liberar o trânsito e deixa o empresariado mais seguro para investir em São José.
Na visão do presidente da Aemflo e CDLSJ, Gilberto João Rech, essa data é muito importante para a entidade. “Temos diversas bandeiras e uma das principais é a mobilidade urbana. A nossa Beira-Mar de Barreiros, com uma espera de 40 anos, se consolidando agora, para nós, é um feito muito importante.”
Evento comemorou a entrega da Licença Ambiental Prévia para construção da avenida Beira-Mar de Barreiros – Foto: Leo Munhoz/SecomGOVSC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.