A secretária de Estado do Turismo tem intensificado suas estratégias para consolidar Santa Catarina como um destino turístico internacional e atrair visitantes estrangeiros. Em entrevista na última quinta-feira (6) ao Grupo ND, Catiane Seif destacou o trabalho do governo Jorginho Mello (PL) na promoção do turismo como um dos pilares econômicos. Segundo ela, a internacionalização do setor é essencial para diversificar o público visitante e reduzir a dependência dos turistas sul-americanos.
Catiane Seif detalha planos para o turismo em Santa Catarina – Foto: Paulo Rolemberg/ND
Para diversificar visitante em Santa Catarina, estado mira em europeus e americanos
Um dos avanços mais significativos foi a conquista da ligação aérea direta com a Europa, um antigo desejo dos catarinenses concretizado na atual gestão. “Nós temos agora que promover Santa Catarina, não só para Portugal, mas toda a Europa, já que Portugal acaba sendo a porta de entrada”, afirmou Catiane.
Para isso, a secretária tem investido em capacitações de operadores estrangeiros, rodadas de negócios e visitas de jornalistas internacionais. Além da Europa, Santa Catarina também tem atraído turistas dos Estados Unidos, que já aparecem como o quarto maior grupo de visitantes internacionais no Estado.
Para diversificar visitantes, Santa Catarina foca em europeus e estadunidenses – Foto: Floripa Airport/Divulgação/ND
Os números refletem esse crescimento: houve um aumento de 71% na chegada de turistas internacionais, totalizando quase meio milhão de visitantes no último ano. “Santa Catarina pode ser visitada em todas as estações do ano, e quem vem uma vez, com certeza volta”, ressaltou a secretária.
Regionalização do turismo é estratégia para atrair visitantes em Santa Catarina
Outro foco do planejamento estratégico é a regionalização do turismo. Atendendo à visão municipalista do governador, a secretaria tem auxiliado cidades menores a estruturarem suas vocações turísticas, criando roteiros e capacitando gestores municipais.
“O governador falou para mim: ‘Catiane, hoje você tem 295 filhos’. Então nós temos que dar atenção. Desde o pequeno município que às vezes não tem uma secretaria municipal de turismo, então nós temos que ensinar a fazer projeto, a fazer rotas turísticas. Nós temos uma gerência que ajuda esses municípios a identificarem quais são as maiores vocações turísticas daquela região”, explicou Catiane.
Secretária quer atrair visitantes para os 295 municípios de Santa Catarina- Foto: Turismo de Itá/ND
Inverno e carnaval é produto turístico para trazer visitante em Santa Catarina
O inverno também se tornou um produto turístico fortalecido. Em 2023, a secretaria lançou uma campanha para promover Santa Catarina como destino de inverno, e neste ano a ação será ampliada para os Estados do Norte e Nordeste, destacando as atrações da Serra catarinense. “Vamos mostrar agora ao Brasil que o inverno brasileiro é em Santa Catarina”, afirmou a secretária.
Gelo transforma paisagem na Serra catarinense – Foto: Moises Stuker/NDTV
O Carnaval também entrou na estratégia de valorização do turismo. O Estado já ocupa a quarta posição nacional em relevância carnavalesca, com destaque para o desfile na cidade de Joaçaba. “Além de ser uma festa cultural, o Carnaval é um grande produto turístico, e vamos trabalhar para promovê-lo ainda mais”, disse Catiane.