Saiba qual é o único país do mundo onde os mosquitos não existem

Com mais de 3.500 espécies, os mosquitos pertencem à família Culicidae e apresentam grande diversidade. Conhecidos principalmente por suas picadas, que causam coceira, e pelo zumbido irritante, eles estão presentes em quase todo o planeta.

Saiba o único país do mundo que não tem mosquitos  – Foto: Canva/Divulgação/ND
Países como Brasil, Indonésia, Malásia e Tailândia possuem as maiores concentrações de espécies.

O Brasil, inclusive, é um dos países com mais espécies endêmicas, junto com Austrália, Filipinas e Indonésia. Existem, no entanto, dois lugares no mundo onde os mosquitos não são encontrados.
Brasil possui maior número de espécies endêmicas  – Foto: Divulgação
Qual é o único país sem mosquitos no mundo?
Existem dois locais na Terra onde os mosquitos não são encontrados. No entanto, apenas um país pode se orgulhar de ser totalmente livre desses insetos. Um desses lugares é a Antártida, um continente gelado e praticamente inabitado.
A ausência desses insetos na Antártida é atribuída principalmente ao seu clima extremamente frio, que torna quase impossível o desenvolvimento de muitas espécies.
Clima frio impede o desenvolvimento dos insetos – Foto: Canva/Divulgação/ND
Os mosquitos preferem climas quentes como habitat, mas podem viver em praticamente qualquer ambiente – exceto no frio extremo.
Já a Islândia, um país insular com clima frio rigoroso, é o único onde a população vive totalmente livre de mosquitos. Embora a Islândia tenha alguma vegetação e temperaturas sazonais que sustentam a vida humana e animal, ela não possui condições favoráveis à proliferação de pernilongos.
Por que não existem mosquitos na Islândia?
Especialistas revelam que a teoria mais plausível é que o clima oceânico da Islândia os impede de se estabelecer.
Islândia é o único país que não se preocupa com mosquitos – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Além disso, quando os pernilongos depositam ovos em um clima frio, as larvas só emergem com o degelo, o que permite a reprodução. Na Islândia, no entanto, ocorrem três grandes congelamentos e descongelamentos anuais, criando condições instáveis demais para a sobrevivência dos insetos.
Aquecimento global
Com as mudanças climáticas e o aquecimento global afetando as temperaturas ao redor do mundo, os moradores e turistas da Islândia podem não permanecer imunes aos insetos por muito mais tempo.
Nos últimos 20 anos, cerca de 200 novas espécies de insetos se estabeleceram no país, incluindo aquelas que antes não conseguiam sobreviver lá. Se o aquecimento global continuar, é possível que mosquitos passem a habitar a Islândia em um futuro próximo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.