A possibilidade de construção de um teatro municipal em Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi uma das pautas do encontro entre o prefeito Adriano Silva (NOVO) e o governador Jorginho Mello (PL) nesta quinta-feira (6). Discutido há anos na cidade, o projeto pode se tornar realidade usando a estrutura do antigo Cine Palácio, na região central.
Cine Palácio poderá abrigar teatro municipal de Joinville – Foto: Divulgação/ND
De acordo com a prefeitura, o governador se dispôs a auxiliar Joinville na concretização do projeto, e uma avaliação deverá ser realizada para verificar a possibilidade de se manter, inclusive, a fachada do prédio.
“Esse prédio hoje está praticamente abandonado, está sem uso, e com isso nós poderíamos restaurar a frente dele e atrás, no corpo dele, aí sim um teatro moderno para mais de 1.200 espectadores”, afirma o prefeito Adriano Silva.
A intenção, segundo Silva, é que a estrutura possa receber grandes peças nacionais e internacionais, “e acima de tudo, valorizar a nossa própria arte e cultura produzida em Joinville. Nós hoje selamos esse acordo de que será um projeto executado pela prefeitura de Joinville, juntamente com o governo do estado”, detalha Adriano. Entre
Local onde poderá ficar o teatro municipal tem mais de um século de história
Inaugurado em 1917, o prédio foi inicialmente chamado de Cine Teatro Nicodemus. Já em 1925, ele mudou de nome para Cine Palácio. Até hoje, o local faz parte da história da cidade, e é tombado como patrimônio do município.
O projeto de construção do teatro municipal deve ser executado nos próximos quatro anos. A expectativa é de um investimento entre R$ 60 milhões e R$ 80 milhões.