O orégano, além de ser um tempero muito usado em receitas, possui propriedades que podem beneficiar a saúde das articulações e na produção de colágeno.
Erva é eficaz contra dores nas articulações – Foto: Reprodução/ND
A erva é rica em compostos antioxidantes, como o carvacrol e o timol, que ajudam a combater o estresse oxidativo, fator que prejudica a produção de colágeno no organismo.
Além disso, pesquisas apontam que a especiaria contém carvacrol e betacariofilina (E-BCP), substâncias com forte ação anti-inflamatória, que podem reduzir a dor e melhorar a função articular.
Esses compostos atuam na diminuição da inflamação, proporcionando alívio em condições como a artrite.
Desta forma, o consumo regular de orégano, seja na alimentação ou na forma de chá, pode contribuir para a saúde das articulações e estimular a produção de colágeno, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Uma forma de consumir a especiaria é através do chá – Foto: Reprodução/ND
No entanto, ele deve ser usado como complemento aos tratamentos convencionais para dores nas articulações, receitados por profissionais da saúde.
Como fazer chá de orégano?
Aqueça um litro de água em uma panela;
Quando a água estiver fervendo, adicione duas colheres de sopa de folhas de orégano, secas ou frescas;
Deixe as folhas ferverem na água por aproximadamente três minutos;
Desligue o fogo e deixe a infusão descansar por cinco minutos para que as propriedades do orégano sejam totalmente liberadas;
Coe as folhas de orégano usando uma peneira;
Se preferir, você pode adoçar a infusão com mel ou adoçante.