A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre um novo golpe digital que está sendo aplicado por criminosos. O golpe do comprovante do Pix tem com objetivo roubar dados e controlar dispositivos móveis, por meio de mensagens com um falso comprovante de pagamento no formato de arquivo .zip, que contém um vírus.
Golpe do comprovante do Pix rouba dados e controla celular das vítimas, alerta Polícia Civil de Santa Catarina – Foto: Reprodução/ND
Ao clicar no arquivo, a vítima perde o controle do celular, e os criminosos ganham acesso completo ao aparelho. Além disso, a mensagem com o arquivo malicioso é automaticamente reencaminhada para os contatos da vítima no WhatsApp, ampliando o alcance do golpe e colocando mais pessoas em risco.
Golpistas usam arquivos .zip, um formato usado para compactar um ou mais arquivos em um único local – Foto: Reprodução/ND
A Polícia Civil recomenda cautela ao receber arquivos desconhecidos, especialmente se forem enviados em formatos como .zip ou .exe. Comprovantes de Pix legítimos geralmente vêm em formatos simples como JPEG, PNG ou PDF.
No golpe do comprovante do Pix, criminosos enviam o arquivo malicioso que, ao ser clicado, invade o dispositivo móvel do usuário e controla o aparelho – Foto: Reprodução/ND
Veja como se proteger do golpe do comprovante do Pix
Para se proteger do golpe do comprovante do Pix, a Polícia Civil de Santa Catarina orienta a população a seguir algumas medidas de segurança:
Verifique sempre o extrato bancário pelo aplicativo oficial do banco, evitando clicar em arquivos recebidos.
Não instale aplicativos ou atualizações vindas de fontes não confiáveis.
Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp para aumentar a segurança.
Comprovantes de Pix geralmente são enviados em formatos comuns, como JPEG, PNG ou PDF. Arquivos no formato .zip, .exe ou outros desconhecidos podem conter vírus ou programas maliciosos.
Sempre desconfie de valores encaminhados e, antes de clicar em qualquer arquivo, verifique diretamente no extrato da sua conta bancária pelo aplicativo oficial do banco.
Nunca instale aplicativos ou atualizações enviadas por terceiros fora das lojas oficiais (Google Play ou App Store).
Se receber esse tipo de mensagem de um contato conhecido, desconfie e confirme diretamente com a pessoa.