![](https://s2-g1.glbimg.com/KtHPgM6b2t5Dqi7Y_A_YXA8hkBE=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/b/i/Ed4CwpSuK8MecB86IXJA/aguas-cuiaba-investe.jpg)
Tratamento de solos e selante importado conferem mais resistência e qualidade nos serviços realizados pela concessionária. A Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá saneamento, está inovando na maneira de realizar os reparos nas ruas da capital mato-grossense com o Projeto QualiPav. A Iniciativa tem buscado melhorar os serviços de recomposições asfálticas. Os benefícios já podem ser observados nas obras de saneamento, como a implantação de redes de esgoto e a manutenção de redes de abastecimento. Em 2024, as refações das recomposições realizadas pela concessionária representaram 3%, um índice que destaca a eficiência e os avanços alcançados pelo projeto.
Lançado em 2022, o QualiPav é resultado de um investimento da concessionária para aprimorar o processo de reparos asfálticos onde há obras da empresa. Com o solo de característica argilosa e de baixa resistência, as recomposições asfálticas de Cuiabá têm entre os principais desafios a umidade que interfere diretamente na compactação do solo e fixação do asfalto.
A Águas Cuiabá está inovando na maneira de realizar os reparos nas ruas da capital mato-grossense com o Projeto QualiPav.
Assessoria
Diante desse aspecto natural, uma das inovações centrais do projeto é a Central de Tratamento de Solos (CTS). Localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, essa estrutura permite que o material retirado das escavações nas vias da cidade seja reprocessado e melhorado. Esse tratamento envolve a triagem, classificação e adição de um estabilizante químico de origem orgânica, que resulta em um solo mais forte e com maior resistência. Em dezembro deste ano, a concessionária tratou 2.664 m3 de solo no CTS.
O processo de tratamento dura, em média, 48 horas, e ao final é realizado um conjunto de testes laboratoriais para medir indicadores como a umidade e o índice de suporte do solo. Esses testes asseguram a qualidade do material utilizado, que é até três vezes mais resistente do que o solo das recomposições tradicionais.
Selante asfáltico – Produto fabricado nos Estados Unidos, com tecnologia patenteada, vem sendo utilizado pelo QualiPav em locais de maior umidade concentrada, conferindo vedação à prova d’água, mais resistência ao impacto dos veículos e prolongamento da vida útil do reparo. A Águas Cuiabá foi a primeira concessionária de água e esgoto a empregar o selante asfáltico na América Latina.
Leonardo Menna, diretor geral da Águas Cuiabá, explica que além das novas tecnologias empregadas, a concessionária também investiu no aprimoramento das equipes que atuam diretamente com a recomposição asfáltica. “Os profissionais passam constantemente por reciclagem das etapas executivas de pavimentação, onde buscamos abordar os novos métodos e tecnologias de execução”.
Menna ressalta ainda que os resultados do projeto já são perceptíveis. “Na prática, a aplicação dessas inovações resultou em uma melhoria na durabilidade das recomposições. As vias que utilizamos os novos métodos, principalmente nas obras de implantação de rede de esgoto, têm apresentado menos deformidades e menor incidência de recalques, ou seja, o pavimento está mais firme e aderente ao solo”.
O processo de tratamento dura, em média, 48 horas, e ao final é realizado um conjunto de testes laboratoriais para medir indicadores como a umidade e o índice de suporte do solo.
Assessoria
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization – ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento: Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance). Em 2024, a companhia foi eleita pelo 8° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.