A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para onda de calor em Chapecó e região nos próximos dias. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a previsão indica um padrão típico de verão, com temperaturas elevadas e possibilidade de temporais isolados.
A Defesa Civil emitiu um alerta para onda de calor para Chapecó e região nos próximos dias – Foto: Deny Campos/Arte/ND
Segundo a Defesa Civil, o fim de semana terá condições instáveis, com possibilidade de pancadas de chuva e temporais. Nesta sexta-feira (7) e no sábado (8) as temperaturas máximas devem atingir os 30ºC.
A partir de domingo (9) o calor se intensifica e entre segunda (10) e quarta-feira (12) os termômetros podem marcar entre 38ºC e 40ºC no Oeste do estado, incluindo Chapecó.
Onda de calor
O meteorologista Piter Scheuer explica que a onda de calor que atualmente está em regiões como o sudoeste do Rio Grande do Sul, irá começar a afetar o Sul do Brasil de forma mais significativa.
“No extremo Oeste de Santa Catarina, o tempo será bom e quente em todas as regiões, com pancadas isoladas de chuva à tarde devido ao calor e à umidade”, afirma Scheuer.
Para este fim de semana, a previsão é de temperaturas acima dos 30ºC em todo o estado, podendo chegar a 35ºC ou 36ºC no Oeste no domingo (9). No Litoral Sul, as máximas devem atingir 34ºC ou 35ºC.
Entre segunda (10) e quarta-feira (12), o calor se intensifica ainda mais, com chances de temperaturas próximas de 38ºC no Oeste e até 40ºC no extremo Oeste. No Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, os termômetros devem marcar entre 37ºC e 39ºC.
A Defesa Civil reforça a importância de cuidados com a saúde durante a onda de calor – Foto: Reprodução/Freepik
Frente fria e baixa pressão trará umidade
A partir de quarta-feira (12), uma frente fria associada a uma baixa pressão no oceano trará umidade para o Sul do Brasil, favorecendo a formação de temporais. “Com o calor e a umidade combinados, haverá condição para temporais com chuva forte, trovoadas, granizo e ventania, característicos do verão”, detalha Scheuer.
Para o Nordeste de Santa Catarina, como o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, Scheuer aponta a possibilidade de garoas isoladas no início de sábado (8), seguidas por tempo abafado e pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite.
A Defesa Civil reforça a importância de cuidados com a saúde durante a onda de calor, como hidratação constante e evitar da exposição prolongada ao sol. Além disso, é essencial garantir a segurança dos animais de estimação, pois eles também sofrem com as altas temperaturas.