![](https://s2-g1.glbimg.com/RGPK-0Rd-IRMhnY4jZV-taNwA2o=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/7/Y/pB3BuTQcSrq1oqPtF4Sw/prisaook.jpg)
As investigações começaram após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, em 22 de janeiro, que mostrava o crime. Algema SSP SERGIPE
SSEP/SE
Um homem de 37 anos foi preso na quinta-feira (6) após ser filmado praticando zoofilia com um cachorro em Autazes, no interior do Amazonas. O suspeito, que responderá por maus-tratos a animais, foi detido pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) e pela 39ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
As investigações começaram após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, no dia 22 de janeiro, que mostrava o crime. A Dema confirmou que o caso ocorreu em Autazes e identificou o suspeito. Com base nas apurações, a Justiça autorizou a prisão, que foi cumprida pela polícia.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Além disso, foi requisitada uma ordem de busca e apreensão para localizar o cachorro envolvido, mas, até o momento, o animal não foi encontrado. O suspeito alegou que estava sob efeito de entorpecentes no momento do crime e não sabe onde está o cachorro.
O vídeo foi gravado no celular do suspeito, que deixou o aparelho em uma boca de fumo como pagamento por drogas. As investigações continuam para apurar se o vídeo foi comercializado e se havia outra pessoa envolvida.
Prisão e multa
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem pratica maus-tratos contra cães e gatos, com penas de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais. O crime é inafiançável e, caso resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.
Denúncias e registro de BO
Casos de maus-tratos a animais podem ser denunciados na delegacia mais próxima ou diretamente na sede da Dema. O boletim de ocorrência também pode ser registrado pela Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/) ou pelo 181, da SSP-AM. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.