O peixe do juízo final: o que a ciência e a cultura dizem sobre essa criatura misteriosa

Raro e cercado de mistério, o peixe-remo, também conhecido como “peixe do juízo final”, é uma criatura que habita as profundezas do oceano e é envolta em lendas apocalípticas.
Mas o que há de verdade por trás de sua fama? Recentemente, avistamentos desse animal em diversas partes do mundo levantaram questões e despertaram a curiosidade tanto de cientistas quanto do público.

Entenda porque o peixe do juízo final tem esse nome – Foto: Divulgação/ND
Peixe do Juízo Final
O peixe-remo ganhou o apelido de “peixe do juízo final” por sua associação com desastres naturais, especialmente terremotos e tsunamis. Em culturas como a japonesa, acredita-se que sua aparição perto da superfície seja um presságio de eventos catastróficos.
Essa crença é reforçada por relatos de avistamentos do peixe-remo pouco antes do terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 2011.
Embora fascinante, essa relação entre o peixe-remo e os desastres naturais ainda não são cientificamente comprovadas. Pesquisadores especulam que o peixe, que vive em águas profundas, pode ser sensível a atividades tectônicas, mas há poucos dados concretos para confirmar a teoria.
Um peixe-remo, conhecido comoPeixe do Juízo Final, foi encontrado no México. – Foto: @chengruwang/Instagram/Reprodução/ND
Do ponto de vista biológico, o peixe-remo é impressionante. Seu nome científico é Regalecus glesne, e ele é considerado o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir mais de 10 metros de comprimento.
Com um corpo prateado e alongado, decorado por uma crista vermelha na cabeça, ele é uma visão surreal para aqueles que têm a sorte  ou o azar de encontrá-lo.
Essa criatura vive em profundidades que variam entre 200 e 1.000 metros, o que explica sua rara aparição na superfície. Quando isso ocorre, está geralmente relacionado à morte do animal ou às condições ambientais que o forçam a subir.
Peixe do Juízo Final foi encontrado em uma praia no Vietnã – Foto: Mirror/Reprodução/ND
A associação entre o peixe-remo e desastres naturais é fruto mais de coincidências do que de evidências científicas. Alguns especialistas apontam que peixes de profundidade podem reagir a movimentos tectônicos, mas isso não é suficiente para afirmar que sua aparição é um prenúncio de desastres.
Segundo o biólogo marinho Rodrigo Sanches, “o peixe-remo é uma criatura incrível, mas sua ligação com terremotos é mais um exemplo de como tendemos a criar conexões entre fenômenos que não estão necessariamente relacionados”, explicou.
Casos recentes de aparições do peixe do juízo final
Nos últimos anos, diversas regiões registraram aparições do peixe-remo. Em 2023, por exemplo, um exemplar foi encontrado na costa do Chile, gerando alarme na população local após rumores de que um terremoto estaria por vir. Embora nada tenha acontecido, o evento alimentou ainda mais o misticismo em torno do animal.
Outro caso que chamou muito a atenção, foi a susposta aparição do animal no Brasil. No registro é possível ver o animal encalhado em uma ilha. O pescador que passa próximo ao local e ajudou o animal.


Peixe do juízo final aparece e assusta brasileiros – Vídeo: Redes Sociais/@rafael.casotti/ND
Mas, na verdade, o local onde o peixe do juízo final foi visto foi confundido. As características do ambiente não se assemelham às do Espírito Santo, onde não há relatos de aparição da espécie.
O nome de uma ilha desabitada no Golfo da Califórnia, chamada Espiritu Santo, pode ter provocado a confusão nas redes sociais. Muitas pessoas estão vendo o nome e associando ao estado do Espírito Santo.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.