Mais de 100 mil pessoas devem passar pela Festa Nacional do Churrasco no RS


Há 42 anos, a cidade da Serra Gaúcha recebe uma festa para celebrar o prato típico. Evento movimenta mais de R$ 2 milhões. Mais de 100 mil pessoas devem passar pela Festa Nacional do Churrasco no RS.
Reprodução/Jornal Nacional
Mais de 100 mil pessoas devem passar pela Festa Nacional do Churrasco, no Rio Grande do Sul.
A fumaça da brasa e o cheiro da carne estão por toda parte. Há 42 anos, a cidade da Serra Gaúcha recebe uma festa para celebrar o prato típico.
“O tempero, tudo, é outra coisa. É o melhor churrasco que tem, com certeza”, afirma o motorista Moacir Ribeiro.
Um dos cortes mais pedidos no local é a linguiça campeira. Ela foi criada na Lagoa Vermelha, e milhares de pessoas vão para lá para provar a carne que é assada seguindo a tradição, usando um espeto de madeira.
“O espeto de madeira é fundamental para o assado do churrasco. Muda o sabor e, para assar, você não queima a mão no espeto. Ele não gira também, fica mais firme, e é a tradição de Lagoa Vermelha que a gente mantém”, explica o empresário Claudio Luiz Brunetto.
O conhecimento atravessa gerações. O assador Micael Cordeiro de Castilhos aprendeu a assar com o pai:
“O churrasco perfeito de Lagoa, além da escolha da carne, o corte, é o fogo na verdade, que aqui a gente faz com lenha em vez do carvão. E o tempo. Na verdade, o tempo é o principal fator que deixa naquele churrasco tradicional, especial de Lagoa Vermelha”, detalha o assador Micael Cordeiro de Castilhos.
A Festa Nacional do Churrasco, que acontece junto com o Rodeio Internacional, vai até domingo (9). Em nove dias de evento, cerca de 140 mil visitantes devem consumir 20 toneladas de carne, movimentando mais de R$ 2 milhões.
Tem quem venha de motorhome, quem acampe ou só visite durante o dia. Assando o próprio churrasco ou comprando dos assadores profissionais.
“Vêm vários estados, países como Argentina, Uruguai, Paraguai também estão na festa. E é um reforço não só para a tradição, para a cultura, mas também para a economia local”, comenta o organizador Alessandro Muliterno.
Cerca de 30 mil bovinos são criados no município. O criador Antonio Vieira ensina o filho João a criar o gado, sempre buscando sustentabilidade e cuidado com o rebanho de quase 200 animais.
“Nossos animais são trabalhados do maior bem-estar possível. Sombra, água e cuidados no manejo”, afirma o criador Antonio Vieira.
O churrasco faz parte da história de Lagoa Vermelha desde antes da cidade existir. Os tropeiros passavam por lá para transportar gado até São Paulo.
“Os primeiros passos dessa terra vieram através da pecuária. A pecuária foi o marco inicial para o crescimento e desenvolvimento de Lagoa Vermelha”, comenta o escritor e historiador José Antônio de Andrade.
E quem vai na cidade provar o churrasco já quer voltar.
“Próximos anos vamos estar aí de novo. Ótima, uma carne muito boa, gostosa e saborosa”, elogia o contador Alcione Tobias.
LEIA MAIS:
Preço da carne sobe 20,8% em 2024 e tem maior alta em 5 anos; entenda o que aconteceu e se vai baixar
Flagrante de carne podre no mercado: como saber se o alimento está impróprio para o consumo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.