‘Temos um choque geracional’, diz presidente do Detran-SC ao citar desafios tecnológicos

O novo presidente do Detran-SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina), Ricardo Miranda Aversa, destacou em entrevista ao Grupo ND os avanços e desafios na gestão do trânsito no estado. Ele assumiu a presidência no fim de janeiro, e enfatizou a continuidade dos projetos já em andamento e a necessidade de modernização do órgão.

O novo presidente do Detran-SC, Ricardo Miranda Aversa, concedeu entrevista exclusiva ao Grupo ND e falou sobre os avanços tecnológicos que estão sendo implementados na autarquia – Foto: Divulgação/ND
Um dos principais desafios é a separação física do Detran da Polícia Civil, que, por quase 90 anos, foi responsável pelos serviços administrativos de trânsito. Aversa explicou que a transição está em andamento e exige planejamento, pois o atendimento à população não pode ser interrompido.
“É uma decisão complexa, porque não é fácil você fazer uma separação de um órgão que não pode parar de atender para fazer um processo de separação física, de sair das delegacias, estabelecer novos locais, novos pontos de atendimento”, afirmou.
Presidente do Detran-SC comenta transição tecnológica
Outro ponto abordado foi a implementação de tecnologias para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do Detran. Aversa destacou que o órgão busca atender tanto aqueles que preferem o atendimento presencial quanto os que optam pelo digital.
“Temos um choque geracional, temos pessoas que precisam ainda do atendente humano, e temos aqueles que querem resolver tudo na palma da sua mão com o seu celular. Então nós temos que estar antenados para atender a esses dois públicos”, explicou.
Sobre as vistorias veiculares, o presidente garantiu que o serviço está sendo aprimorado conforme as normas federais e os regulamentos internos do Detran.
“O nosso foco é sempre proporcionar ao cidadão que vai ser atendido por um desses credenciados o melhor serviço possível. E sempre tendo em mente que o que o Detran vende como o seu maior produto, a segurança, seja a segurança na habilitação de um condutor que vai usar o veículo na via pública, seja a segurança numa transferência de propriedade de um veículo que é um bem de valor significativo”, reforçou.
Operação Limpa Pátio
Aversa também mencionou a Operação Limpa Pátio, realizada no último ano para remover sucatas e combater a proliferação do mosquito da dengue. A iniciativa identificou diversos veículos com restrição judicial, levando o estado a firmar um acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina para acelerar leilões desses automóveis.
“Esses processos de leilões estão sendo cada vez mais incrementados, com mais segurança jurídica, porque é um bem valioso que está ali num pátio sobre a guarda do município, do estado, e que ele, sendo bem administrado, vai evitar esse problema de saúde pública e vai também melhorar a condição de preservação desse bem enquanto ele está sob a custódia do estado”, salientou.
O presidente do Detran-SC destacou que o órgão tem um desafio de aumentar a adesão ao Detran digital. A ferramenta foi citada por ele como um dos principais avanços, permitindo que os cidadãos realizem pagamentos e consultas de forma segura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.