Dia ‘vira noite’ com chegada de chuva em SP, e cidade entra em estado de atenção; Grande SP registra chuva com granizo


Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de São Paulo, imagens do radar meteorológico mostram chuva forte na Zona Leste, principalmente na Penha e Mooca; Osasco registrou chuva com granizo nesta segunda-feira (10). Forte chuva se aproxima de Osasco na Grande São Paulo, na tarde desta segunda-feira (10).
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
As Zonas Norte, Leste, Oeste, Centro, além das Marginais Tietê e Pinheiros, entraram em estado de atenção para alagamentos para forte chuva às 16h02 desta segunda-feira (10), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura.
Fotos feitas às 16h12 em Osasco, na Grande SP, e Pirituba, região noroeste da cidade de SP, mostram o céu encorberto pelas nuvens (veja acima e abaixo).
Em Osasco, moradores do bairro Helena Maria relatam chuva de granizo por 30 minutos.
“Caiu primeiro granizo na Rua Reveri e depois água. O gelo quebrou os canos do pessoal”, disse um morador para a reportagem da TV Globo.
Granizo em Osasco, Grande SP, nesta segunda-feira (10)
Jean Silva/Arquivo Pessoal
Conforme o CGE, áreas de chuva formadas pelo calor e a entrada da brisa marítma, começam a atuar na cidade.
“Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeiura de São Paulo mostram chuva forte na Zona Leste, principalmente na Penha e Mooca. O mesmo quadro é observado na Zona Oeste, na subprefeitura do Butantã”.
Ainda conforme o órgão, essas chuvas atuam de forma isoada com potencial para alaganmentos, rajadas de vento e transbordamentos.
Nuvens carregadas encobrem o céu de Pirituba, zona noroeste da cidade, na tarde desta segunda-feira (10)
CELSO LUIX/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Previsão para próximos dias
As simulações atmosféricas mais recentes indicam que a segunda semana de fevereiro terá predomínio de sol e forte calor. Por conta disso, a capital paulista permanece em estado de atenção para as altas temperaturas desde às 8h da última quinta-feira (6).
A terça-feira (11) será mais um dia marcado por predomínio de sol, poucas nuvens e previsão de chuva rápida no período da tarde.
Na madrugada, os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE devem registrar temperatura mínima de 21°C e durante a tarde a máxima chega facilmente aos 32°C. Os índices de umidade do ar declinam um pouco, com valores mínimos ao redor dos 35%.
Na quarta-feira (12) o quadro se repete, ou seja, madrugada com céu nublado, sensação de tempo abafado e termômetros em média na casa dos 21°C.
O sol predomina desde o amanhecer entre poucas nuvens, com previsão de 32°C de máxima e percentuais mínimos de umidade por volta dos 33°C. Durante a tarde, não se descarta a ocorrência de chuva rápida de forma isolada e com baixo volume pluviométrico.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.