É #FAKE post que diz mostrar família em avião de pequeno porte antes de acidente em Mato Grosso; aeronave do vídeo real não caiu


Vídeo voltou a circular após recentes desastres Brasil. Post mentiroso usou um vídeo real, publicado em julho de 2024, mas aplicou uma legenda falsa, que afirma: ‘Família estava filmando antes da tragédia’. É #FAKE publicação que diz mostrar momentos antes de acidente com avião de pequeno porte
Reprodução
Circula nas redes sociais uma publicação que mostra o vídeo de um avião de pequeno porte com ao menos seis passageiros sobrevoando em uma área rural, com uma legenda que diz se tratar de uma gravação feito antes de a aeronave cair. É #FAKE.
selo fake
g1
O que tem na publicação falsa
🛑 O que o vídeo mostra? Ao menos seis pessoas – sem contar a tripulação, que não aparece – dentro de um avião de pequeno que está sobre uma área rural. O homem que está filmando diz que os passageiros são de uma mesma família e descreve: “Olha aí, meu povo abençoado. Estamos aí sobrevoando a região de Sapezal [a 473 km de Cuiabá], Mato Grosso”. A gravação também registra a vista pela janela da aeronave – é possível lá embaixo áreas de mata, descritas como fazendas e lavouras.
🚫 O que a legenda falsa descreve? “Família estava filmando antes da tragédia com o avião. Não sabemos quando um até logo é um adeus. Hora que a alma abandona o corpo.”
📌 Quando o conteúdo falso passou a ser disseminado?
O post mentiroso foi compartilhado em 26 de dezembro de 2024, quatro dias após a queda de um avião de pequeno porte em Gramado (RS). O acidente causou a morte do empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares dele.
Neste ano, o vídeo voltou a aparecer nas redes sociais, principalmente após as quedas de um helicóptero em Cruzília (MG), em dia 27 de janeiro, e de um avião particular em 7 de fevereiro, em São Paulo.
⚠️ Por que o conteúdo é mentiroso? O vídeo é real, mas a legenda, não. A publicação verdadeira foi utilizada para disseminar uma notícia falsa sobre um acidente aéreo que não ocorreu.
O vídeo original foi publicado em 12 de julho de 2024 no TikTok de Dionisio Schaefer, que estava no avião e fez a gravação – ele se identifica como influenciador digital e empreendedor.
No post, não há nenhuma menção a qualquer acidente aéreo.
Naquele mesmo dia 12 de julho de 2024, Schafer fez outros nove posts, mostrando momentos de um passeio com a família pela aldeia Rio Sacre, em Mato Grosso.
Fato ou Fake: a checagem passo a passo
▶️O Fato ou Fake começou a busca pela seção de comentários da publicação falsa de 26 de dezembro, na qual uma pessoa diz que o vídeo mostra a família de Dionisio Schaefer, influenciador digital do Rio Grande do Sul.
▶️ Uma pesquisa no Google pelos termos “voo sapezal dionisio schaefer” apontou como resultado um post da conta do TikTok do próprio influenciador, publicado em 11 de julho de 2024:
Essa publicação exibe a decolagem de um voo no qual o influenciador estava com a família. O trecho, contudo, não tem o registro que posteriormente iria viralizar com a legenda falsa.
▶️ Para encontrar o vídeo original que serviu de base para o post mentiroso, o Fato ou Fake fez uma busca na aba de conteúdos populares da conta de Schaefer:
Ela apontou, finalmente, um post de 12 de julho de 2024, com mais de 3 milhões de visualizações. O registro tem 5 minutos de duração e uma legenda que diz apenas: “Hora que a alma abandona o corpo”.
A legenda verdadeira faz referência a uma manobra que o piloto executou durante o voo, causando gritos e risadas entre os passageiros. Esse momento não aparece na publicação falsa que circula na internet.
▶️ A publicação enganosa usou apenas o início do post verdadeiro.
▶️ As frases fake da legenda (“Família estava filmando antes da tragédia com o avião. Não sabemos quando um até logo é um adeus”) foram adicionadas para induzir o público a acreditar que houve uma tragédia durante o voo.
É #FAKE publicação que diz mostrar momentos antes de acidente com avião de pequeno porte
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.