A menina de 11 anos que se afogou em rio de Massaranduba, no Norte catarinense, morreu na tarde desta segunda-feira (10). A criança estava internada sob cuidados intensivos desde a noite de domingo (9) no Hospital São José, em Jaraguá do Sul.
Menina que se afogou em rio não reagiu a tratamentos e morreu em hospital de SC – Foto: Divulgação/Bombeiros Voluntários de Massaranduba/ND
Segundo a equipe do hospital, a menina permanecia em estado gravíssimo, e instável hemodinamicamente, desde que foi resgatada. Até o início da tarde desta segunda, a criança não estava respondendo às medidas de tratamento.
A morte da menina foi confirmada no meio da tarde. Seu padrasto, um homem de 26 anos, morreu ainda no local ao tentar salvá-la.
Como família se afogou em rio
“Pulei sem pensar em mais nada”, conta Marcio Galvão, a primeira pessoa a entrar em rio de Massaranduba para tentar salvar a família afogada.
Marcio conta que estava na região para alimentar animais que ele e sua esposa cuidam regularmente. Após ouvir gritos, ele viu um homem se afogando no local.
Como sabe nadar, decidiu pular no rio para ajudar a vítima. “Consegui pegar ele, mas ele não me deixava tentar salvar ele. Ele me abraçava, me puxava e ‘estava’ horrível. Era muito fundo ali”, relembra.
O morador afirma que tentou puxar a vítima diversas vezes. “Ele estava me levando junto. Aí eu tive que escolher entre a vida dele e a minha. E aí eu fui obrigado a sair, não tinha o que fazer mais”, diz.
Marcio afirma que, até sair da água, não sabia que o homem tentava salvar uma criança. Quando saiu do rio, a esposa do homem e mãe da menina pulou na água para tentar resgatá-los, mas também se afogou.
Com o desespero da situação, uma das filhas mais velhas da família também entrou no rio. Marcio conta que pescadores, que vinham pelo rio, começaram a ajudar na busca, mas não encontraram nenhuma vítima.
“Aí foi quando a menininha bateu nas pernas, ela ‘tava’ no fundo. Aí a gente tirou ela”, recorda Marcio. Pouco tempo depois, a mãe da família também foi encontrada com vida.
“A outra irmã, foi o próprio irmão que conseguiu salvar ela com uma folha de coqueiro que ele achou lá e entrou um pouco na água para conseguir puxar ela”, conta.
Segundo Marcio, a família mora no Paraná e estava na região a passeio. Ele ainda conta que aquele trecho do rio é fundo. Recentemente, moradores até calcularam a profundidade do rio, que chegou a 11 metros. A região não recebe muitos banhistas, mas a área é bastante utilizada por pescadores.
Chegada dos bombeiros para resgatar família
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Massaranduba foi acionado às 17h30. A corporação solicitou o apoio da equipe de Jaraguá do Sul.
Desde que chegaram no local, as equipes atuavam para localizar o homem desaparecido. No entanto, ele foi encontrado já sem vida por volta das 20h.