Prefeita Carmen anuncia edital para a 35ª Festa Nacional do Pinhão

A prefeita Carmen Zanotto e o vice-prefeito, Jair Junior, anunciaram a publicação do edital da 35ª Festa Nacional do Pinhão, além do concurso e regulamento para a escolha das novas Rainha e Princesas do evento, durante coletiva com os profissionais de imprensa de Lages, na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do Mercado Público Municipal. O evento acontecerá de 13 a 22 de junho, no parque de exposições Conta Dinheiro.
Entre as novidades apontadas pela prefeita para a execução do evento, estão o registro da marca da Festa Nacional do Pinhão, a presença marcante e efetiva dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), o retorno do palco cultural dentro do pavilhão do Shoppinhão e novas regras para a escolha da realeza.
Prefeita Carmen anuncia edital para a 35ª Festa Nacional do Pinhão – Foto: Fabio de Oliveira Pavan/ND
De acordo com a prefeita Carmen, o intuito é resgatar as raízes do maior evento da serra catarinense, focando no tradicionalismo e valorização da arte, cultura e do comércio local. “A festa é do município de Lages e de todos os lageanos. Queremos a Festa Nacional do Pinhão com a nossa identidade e, para isso, conversamos com muitos segmentos que reclamavam, com razão, da falta de oportunidade de estar dentro do parque”, explica a prefeita.
A festa é dos lageanos
Preocupados em garantir que o evento seja dos lageanos e para os lageanos, a prefeitura trabalha para que o registro de exclusividade e fortalecimento da Festa do Pinhão seja efetivado. “A partir deste ano a marca oficial do evento será de uso exclusivo do Município, bem como a gestão das redes sociais. A empresa vencedora da licitação terá o direito de utilizar todos os recursos de comunicação, porém nenhuma peça publicitária sobre o evento será publicada, por exemplo, sem antes passar pelo setor de comunicação da prefeitura”, afirma a prefeita.
Como ocorreu em todas as edições do evento, a organização da Sapecada da Canção Nativa e da Sapecada da Serra Catarinense continuará sob a responsabilidade do Município, por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL). A presença dos CTGs também será intensificada. “Além da presença dos estandes, o pavilhão do Shopinhão contará com o retorno do palco cultural e haverá um tratamento diferenciado para os membros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e respectivos CTGs, que comercializarem lá dentro. Tudo isso para fortalecer a nossa veia tradicionalista”, diz.
Escolha da Realeza
Com relação à escolha da Rainha e Princesas da 35ª Festa Nacional do Pinhão, a prefeita Carmen informou que até o próximo dia 10 de março deverá ocorrer a seleção das candidatas e a novidade é que a partir deste ano a faixa etária será estendida para mulheres até 29 anos. Nas edições anteriores o requisito de idade ficava restrito às candidatas entre 18 a 25 anos. “Nossas mulheres são belas em todas as fases da vida e essa ampliação no limite de idade, a exemplo de festas de outras cidades, vem a somar para o sucesso do evento”, comenta a prefeita.
Outra novidade, ainda em fase de estudo, é a possibilidade da coroação da nova realeza (36ª Festa Nacional do Pinhão) acontecer no encerramento do Recanto do Pinhão. “Essa também é uma ação que ocorre nas festas estado afora e que otimiza muito tempo de preparo e divulgação dos eventos subsequentes. Precisamos enaltecer a nossa Festa do Pinhão de acordo com a magnitude que possui”, aponta.
40 dias de nova gestão
A coletiva também foi marcada pelo lançamento da identidade visual da gestão municipal 2025-2028, assim como o levantamento das principais ações da prefeitura nestes primeiros 40 dias de gestão.
Mutirões de limpeza
Entre os pontos destacados pela prefeita estão: mutirões de limpeza com capina e roçada em praças, ruas, cemitérios, acessos da cidade, 118 unidades escolares e 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), pintura em locais com pichação, desobstrução de bocas de lobo, operação tapa-buracos e recapeamento em vias como a avenida Luíz de Camões com rede de drenagem e reperfilagem na rua Bruno Luersen.
Os mutirões de limpeza marcaram presença nos bairros: Petrópolis, Penha, Loteamento Nadir, Itapoã e na Praça dos Bandeirantes, com a participação de cerca de 300 pessoas em ação conjunta entre a Prefeitura de Lages e a igreja Revolução Church.
Infraestrutura
Em relação à infraestrutura a prefeita apontou que das 65 ruas do projeto Finisa, que estavam para serem asfaltadas, 15 já foram concluídas e seis outras ordens de serviço serão autorizadas. Houve ainda o levantamento para pavimentação das ruas que dão acesso às empresas Mill Serras Lages, Fruticultura Malke e Madepar Doors e a revitalização com recapeamento para a rua Frei Gabriel e as avenidas Castelo Branco e Primeiro de Maio. “Para a execução dessas frentes de trabalho teremos a parceria com o 1º Batalhão Ferroviário de Lages”, afirma a prefeita.
Para o andamento das obras da avenida Ponte Grande houve o andamento das etapas 1 e 2, bem como a discussão junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para a etapa 3 e autorização dos estudos para a etapa 4.
Preservação do Patrimônio Público
Visando preservar a história e cultura de Lages por meio dos monumentos e prédio históricos, haverá o trabalho de restauração da estrutura da prefeitura e do Museu Municipal Thiago de Castro, por meio da Lei Rouanet. Como medida paliativa, porém providencial, nos próximos dias haverá a ação de limpeza das paredes e demais reparos pontuais até que o processo via Lei Rouanet seja efetivado.
Dentre as ações de preservação da história local, o Memorial Nereu Ramos passará por reformas e a Fecomércio, por intermédio do Sesc Lages, passará a administrar a estrutura, como faz com o antigo colégio Vidal Ramos há nove anos.
Educação
O início do ano letivo de 2025 foi marcado pelo lançamento de seis programas de governo na área da educação e palestra “Cuidar, Educar e Aprender” da Secretária Adjunta da Educação de Santa Catarina, Patrícia Luerdes, para os cerca de dois mil professores da rede municipal.
A prefeita ainda destacou o lançamento das obras dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) Girassol do bairro Santa Mônica, Primeiros Passos do Coral, e Suzete do Universitário.
Saúde
Para a saúde a prefeita enfatizou o edital de contratação de médicos clínicos e a vinda de seis médicos que participaram do programa Universidade Gratuita que atuarão na linha de frente da saúde pública municipal.
Outra ação é a presença da van de vacinação presente nos bairros, de acordo com o cronograma predeterminado e a revitalização da sala de vacinas, localizadas na Praça Leoberto Leal nº 20, anexo a Vigilância Epidemiológica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.