Daniela Tombini, referência no setor de moda em SC, completa 31 anos e celebra o crescimento do portfólio – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
É possível que a ideia de uma empresa de sucesso nasça no simples ato de receber um presente? Daniela Tombini mostrou que é facilmente viável, pois transformou um chinelo, lembrancinha que ganhou de uma grande amiga, em um negócio que emprega, nos dias atuais, mais de 220 funcionários e que marcou seu nome no universo da moda nacional com vendas em varejo e atacado para clientes físicos e jurídicos.
A empresa Daniela Tombini, que leva o nome da sua fundadora, tem como marca registrada a sua versatilidade e capacidade de lidar com as mudanças do mercado. Hoje, o negócio que começou sua história vendendo apenas chinelos artesanais expandiu sua atividade para outras linhas, como robes, pijamas, moda íntima, moda praia, casual e fitness, tanto para o público feminino quanto o masculino.
A marca catarinense, que tem a sua sede em Caçador, cidade localizada no Alto-Vale do Rio do Peixe, conta com momentos marcantes em seus mais de 30 anos de história. Além de confeccionar um chinelo personalizado para o Papa Bento XVI na vinda do pontífice ao Brasil, a empresa também concedeu à Daniela Tombini a honraria da Ordem do Mérito Industrial da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), considerado o maior reconhecimento para indústrias catarinenses.
Além de confeccionar um chinelo personalizado para o Papa Bento XVI na vinda do pontífice ao Brasil, a empresa também concedeu à Daniela Tombini a honraria da Ordem do Mérito Industrial da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
Empresa foi pioneira na produção de chinelos acolchoados e laváveis à máquina no Brasil
A empresa Daniela Tombini começou a sua história produzindo chinelos artesanais em 1992, aproveitando a mão de obra calçadista já presente na cidade de Caçador. A produção iniciou-se de maneira caseira e familiar, mas o negócio começou a receber reconhecimento e, naturalmente, a demanda cresceu.
O aumento no número de pedidos fez com que Tombini expandisse e criasse uma sede de produção de 50 metros quadrados e contratasse um maior número de funcionários já em 1993. Entretanto, o primeiro ano de virada do negócio foi em 1996, quando Daniela trouxe dos Estados Unidos a ideia de produzir chinelos atoalhados, se tornando a primeira empresa no Brasil a confeccionar chinelos laváveis à máquina e com solado antiderrapante.
Inovação trouxe oportunidades no desenvolvimento de novas peças para o portfólio da marca
Para desenvolver os chinelos acolchoados, Daniela Tombini começou a trabalhar com novos materiais, o que despertou a ideia de produzir outras peças de vestimenta, como robe, peça confortável utilizada principalmente pelo público feminino. E, uma vez com o pé no mercado de roupas, a evolução se tornou inevitável, fazendo com que a marca lançasse, em seguida, pijamas.
1
3
Inovação trouxe oportunidades no desenvolvimento de novas peças para o portfólio da marca – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
2
3
Inovação trouxe oportunidades no desenvolvimento de novas peças para o portfólio da marca – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
3
3
Inovação trouxe oportunidades no desenvolvimento de novas peças para o portfólio da marca – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
Assim, em 1999, a marca Daniela Tombini começou a produzir coleções e, no ano seguinte, criou o seu primeiro catálogo de roupas. O crescimento de pedidos, produção e peças fez com que a empresa se mudasse para um parque industrial moderno e funcional, com 7.500 metros quadrados de área construída, e empregasse mais de 80 funcionários de Caçador e região.
Hoje, com mais de 220 colaboradores, a marca expandiu seu portfólio para incluir moda íntima, moda praia, casual e fitness, oferecendo mais de 900 referências por coleção. Essa mudança foi impulsionada pelo compromisso com qualidade e inovação, fatores que estão presentes no DNA da marca.
Empresa aposta no conceito “all day” para vestir mulheres em todos os momentos do dia
Considerada como uma das mais elegantes da Daniela Tombini, a linha de moda-praia (beachwear) foi desenvolvida em um momento de renovação da empresa, no qual mais produtos foram incorporados no catálogo para suprir as necessidades das clientes. A seção conta com maiôs e biquínis, além de uma linha completa de saídas de praia, vestidos e acessórios repletos de personalidade e leveza.
A linha moda-praia foi desenvolvida em um momento de renovação da empresa – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
Com o sucesso da vertente beachwear, Daniela Tombini lançou sua linha fitness. Hoje, esses produtos ganharam uma marca própria: a Vivame, que tem como slogan principal “Born in Fitness, Inspired by Fashion” (Nascida no Fitness, Inspirada pela Moda, em português).
Com a missão de proporcionar momentos mais saudáveis e ativos para suas consumidoras,
a Vivame tem como essência inspirar uma vida com qualidade e movimento. Para isso, a marca proporciona produtos que unem conforto, performance e beleza.
Daniela Tombini é referência em empreendedorismo feminino e ganha destaque pela sua responsabilidade social
Receber a honraria da Ordem do Mérito Industrial da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) fez com que Daniela se tornasse a primeira mulher a discursar em nome dos homenageados pela federação com essa comenda, um fato que marcou a história do empreendedorismo feminino no estado.
Daniela Tombini afirma que, em sua empresa, a “mulher reina”. E isso se reflete em seu quadro de funcionários, o qual é 85% composto por mulheres. Além disso, todos os colaboradores podem contar com um ambiente saudável para se desenvolver, razão pela qual a empresa conquistou o selo GPTW (Great Place to Work) em 2021 e 2022.
Daniela Tombini também foi referência em Santa Catarina em um momento que demandou muito comprometimento dos órgãos públicos e das iniciativas privadas: a pandemia. Com parcerias sólidas em prol de entidades do município e do hospital da cidade, a empresa mobilizou um grupo de voluntários na confecção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais).
Receber a honraria da Ordem do Mérito Industrial da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) fez com que Daniela se tornasse a primeira mulher a discursar em nome dos homenageados pela federação com essa comenda – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
Foram doados mais de 10 mil jalecos e 40 mil máscaras para entidades de Caçador e região. O negócio também foi uma das empresas parceiras para a confecção de fronhas e lençóis do Programa Retalhos do Bem, da FIESC, que reaproveita resíduos têxteis e doa as peças para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Encontre Daniela Tombini no e-commerce ou em suas lojas-conceito
A empresa, que começou em uma produção caseira em 1993, hoje tem seus produtos vendidos para todo o Brasil por uma rede de representantes para lojas multimarcas. Também é possível comprar peças Daniela Tombini no e-commerce atacado e varejo.
A empresa, que começou em uma produção caseira em 1993, hoje tem seus produtos vendidos para todo o Brasil – Foto: Daniela Tombini/Divulgação
Atualmente, a marca possui seis lojas-conceito próprias espalhadas na Região Sul do País. É possível encontrá-las no Shopping Pátio Batel – Curitiba/PR, Barigüi Park Shopping – Curitiba/PR; Neumarkt Shopping – Blumenau/SC; Loja na Avenida Brasil – Balneário Camboriú/SC; Loja-conceito Junto à Fábrica – Caçador/SC e no Shopping Villa Romana em Florianópolis/SC.
Você pode conferir as principais novidades da marca em seu Instagram, clicando no link https://www.instagram.com/danielatombini/.