Adolescentes de 15 e 16 anos já podem se vacinar contra a dengue em Joinville, no Norte de Santas Catarina, a partir desta quarta-feira (12). Cerca de 6 mil jovens na faixa etária podem receber a imunização na cidade.
Imunização começa a ser ampliada nesta quarta (12) em Joinville – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/ND
A aplicação do imunizante nos jovens entre 15 e 16 anos não afeta o esquema vacinal do público-alvo original da campanha, ou seja, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.
A ampliação da imunização contra a dengue foi determinada pelo governo de Santa Catarina, após deliberação da Comissão de Gestores Bipartite. De acordo com a prefeitura de Joinville, os estoques da vacina no município são suficientes para concluir o esquema dos pacientes que já tomaram a primeira dose.
Vacina pode ser tomada em qualquer unidade básica de saúde
Atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue na cidade está em 54% para a primeira dose e em 27% para a segunda dose. A imunização é feita com duas doses aplicadas com intervalo de três meses.
“A Secretaria da Saúde tem realizado um trabalho intenso de busca ativa dessas crianças e adolescentes com o objetivo de garantir que a imunização seja completa”, explica a gerente em Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Joinville, Aline Berkenbrock.
As crianças e adolescentes que desejarem receber a vacina devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, com exceção da unidade do Jativoca. Também é possível se imunizar na Sala de Vacinas Central, no Centro.
Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento, carteira de vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documentos do responsável pela criança ou adolescente.