O início da campanha da Prefeitura de Taubaté contra a dengue atingiu números expressivos nas redes sociais. Somente nos primeiros dois dias, o vídeo de lançamento da campanha nas redes sociais atingiu mais de 300 mil visualizações, além de somar 11 mil curtidas e cerca de 8 mil compartilhamentos apenas no Instagram, de maneira orgânica.
Com o slogan ‘Você cuida aí, eu cuido aqui, da dengue é o fim’, a campanha foi lançada no dia 1º de fevereiro e reforça a necessidade de todos cuidarem não somente de suas casas, mas, também, cobrarem dos próprios vizinhos ações importantes de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A campanha conta com a participação especial do cantor taubateano Rafinha Acústico, que usou famosas canções infantis para realizar paródias que alertam a população sobre os perigos da dengue. A atriz Amanda Gazzo também atua no vídeo, com a dupla participando ao lado do coordenador do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) da Prefeitura de Taubaté, Dr José Antônio Cardoso.
A campanha também será veiculada em televisão, rádio, sites e em outdoors pela cidade. Novos conteúdos serão publicados ao longo das próximas semanas para conscientizar os cidadãos sobre os riscos da doença e a importância dos cuidados corretos.
RISCO DE EPIDEMIA.
Na segunda-feira (3), o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) da Prefeitura de Taubaté divulgou o resultado da ADL (Análise de Densidade Larvária) que verificou os índices de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no mês de janeiro. Há risco de epidemia no município mais uma vez.
A ADL atingiu 2,4 pontos no IB (Índice de Breteau). Ou seja, foram encontrados 2,4 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti em cada 100 imóveis pesquisados — quanto mais baixo o índice, melhor. Apesar de ser o menor valor apresentado no primeiro mês nos últimos seis anos, o número ainda aponta para que haja risco de epidemia na cidade.
De acordo com dado do Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos, e, a partir de 1,5, há risco de epidemia. Ao longo do mês de janeiro, a Secretaria de Saúde emitiu 444 notificações de casos de dengue e, destas, 30 foram confirmadas como casos positivos da doença.