Campanha de fiscalização apreende micro-ônibus em Blumenau

Um micro-ônibus foi apreendido nesta semana pela GMT (Guarda Municipal de Trânsito) no primeiro dia da campanha “Transporte Legal 2025”, em Blumenau, no Vale do Itajaí. A operação tem objetivo de fiscalizar vans de transporte escolar e prevenir atividades e clandestinas.

Campanha Trasporte Legal 2025 iniciou na última segunda-feira (10) – Foto: Reprodução/Prefeitura de Blumenau/ND
O micro-ônibus irregular tinha equipamentos de segurança ineficientes, incluindo tacógrafo irregular e um extintor de incêndio vencido, além de não ter a documentação obrigatória para transportar os estudantes.
De acordo com o secretário do SMTT (Secretaria de Trânsito e Transportes), Fábio Campos, é de suma importância pais e responsáveis se atentarem com os veículos escolares dos estudantes.
“É muito importante que os pais se atentem sobre quem está fazendo o transporte dos filhos, se o motorista e o veículo passaram pela vistoria da SMTT e se estão devidamente regularizados. Ou seja, se a van não possui o selo amarelo no para-brisas, ela não passou pela vistoria obrigatória”.
A campanha Transporte Legal 2025 seguirá nos próximos dias. Durante a ação, agentes da Guarda de Trânsito e servidores da Diretoria de Trânsito continuam fiscalizando os veículos.
Enquanto isso, as equipes da EPT (Escola Pública de Trânsito) entram na van e micro-ônibus para orientar os estudantes, motoristas e monitores sobre segurança viária e legislação de trânsito.
Cada criança receberá um folheto informativo sobre a campanha, que deverá ser entregue aos pais, para que os mesmos também estejam atentos ao transporte regular de estudantes.
Como funciona a vistoria de micro-ônibus e vans
Segundo a SMTT, para autorizar a operação do transporte escolar as condições gerais de todos os veículos são avaliadas.
Entre os itens analisados aparecem: luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras na cor amarela e com a indicação de veículo escolar.
Também são conferidos os documentos do veículo, do motorista e do monitor. O condutor também deve ser credenciado junto a secretaria e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.