Prefeitura amplia horário de atendimento nas UBSs após aumento nos casos de dengue em Ourinhos


Município triplica número de infectados em apenas 20 dias. Medidas são reforçadas para o combate ao Aedes aegypti. Aumento de casos de dengue fazem cidades reforçarem prevenções e atendimentos
O avanço da dengue em Ourinhos (SP) levou a prefeitura a ampliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para lidar com o aumento na demanda.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Duas unidades, CAIC e Pacheco, agora funcionam até as 20h exclusivamente para pacientes com sintomas da doença. Desde o fim de janeiro, o município passou de 30 para 90 casos confirmados, além de outros 93 em investigação.
Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agentes de saúde intensificaram visitas domiciliares, bloqueios de criadouros e aplicação de inseticida nos bairros mais afetados.
À TV TEM, o secretário de Saúde, Diego Singoloni, destacou a importância da colaboração da população na eliminação de focos do mosquito e na busca por atendimento médico ao surgirem sintomas como febre, dores no corpo e dor de cabeça.
“Estamos com a equipe ampliada, trabalhando em todos os bairros, desde a conscientização até mesmo a nebulização. Então abram suas portas, cuidem dos seus quintais. Sabemos que a dengue vai crescer, tínhamos, há 20 dias, 30 casos. Agora já são 90 casos confirmados, outros 93 aguardando confirmação. Chega-se um ponto que é melhor trabalharmos de maneira preventiva, então estamos já abrindo as unidades desde segunda-feira (10). Então você, que tem dor de cabeça, dor no corpo, febre, procure uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.”
O reforço nas UBSs também visa desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que recebe pacientes de cinco municípios da região.
Casos de dengue no centro-oeste paulista
A situação da dengue preocupa toda a região centro-oeste paulista. Veja os casos em cada município:

Marília: 1.326 casos e uma morte;
Bauru: 562 casos;
Ibitinga: 552 casos;
Cândido Mota: 460 casos e uma morte;
Campos Novos Paulista: 271 casos e uma morte;
Lins: 109 casos e duas mortes.

O cenário se agrava com as condições climáticas recentes, tendo chuvas intensas na semana passada e uma onda de calor nesta, criando um ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti.
Especialistas reforçam a necessidade de ações preventivas, como a eliminação de criadouros e a busca por atendimento médico imediato ao surgirem sintomas.
Aumento de casos de dengue faz cidade de Ourinhos reforçar prevenções e atendimentos
TV TEM / Reprodução
C
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.