Curso de medicina em faculdade privada tem convênios com hospitais públicos e particulares


Estudantes serão selecionados por meio de vestibular, que terá edital divulgado nesta terça-feira (20). Ministério da Educação (MEC) autorizou oferta do curso pela instituição privada. Faculdade Cathedral, em Boa Vista (RR).
Yara Ramalho/g1 RR
Os acadêmicos de medicina da Faculdade Cathedral terão estágios e aulas práticas em hospitais e clínicas, públicos e particulares, em Boa Vista. O Ministério da Educação (MEC) autorizou que a instituição ofereça o curso.
👉 Os estudantes serão selecionados por meio de vestibular, que vai contar com questões de disciplinas específicas para o curso de medicina, como biologia e química, além de uma redação. Bolsas de estudo também serão pleiteadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fies.
A previsão é de que o edital do vestibular seja lançado nesta terça-feira (20). As inscrições para o processo devem iniciam ainda neste mês de agosto.
A instituição acadêmica vai oferecer 60 vagas por ano no novo curso. O valor da mensalidade será divulgada no edital do processo para ingresso no curso (entenda mais abaixo).
“Serão 60 vagas anuais que nós deveremos ofertar agora, ou, dependendo da demanda, nós ofereceremos uma parte delas agora e a outra parte será oferecida em janeiro [de 2025]”, explicou o empresário Haroldo Cathedral.
Empresário Haroldo Cathedral.
Yara Ramalho/g1 RR
LEIA TAMBÉM:
Ministério da Educação autoriza curso de medicina em faculdade privada de Boa Vista
Cursos de medicina: governo define quantas vagas poderão ser abertas nos estados
Para oferecer o curso, a faculdade firmou parcerias e convênios com hospitais, clínicas e outras unidades de saúde no estado. Materiais destinados exclusivamente para o curso de medicina também já foram adquiridos. O valor do investimento não foi informado, mas “são altíssimos”.
“Todos os convênios já foram assinados com as UBS e hospitais, inclusive hospitais particulares. Nós temos também os hospitais do governo e já temos também o futuro Hospital das Clínicas que vai ser aberto pela universidade federal. Tudo isso já esta pronto, combinado, documento. Sem isso o MEC não teria dado autorização para o funcionamento do curso. São exigências primárias dentro do projeto de medicina”, explicou Haroldo.
📚 As aulas devem iniciar ainda no segundo semestre de 2024. Segundo Haroldo, para completar as horas exigidas, o primeiro semestre do curso será intensivo e os estudantes não terão férias em dezembro.
Vagas definidas pelo governo federal
A abertura do curso na instituição particular foi divulgada pelo MEC no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (18). Segundo a portaria, o centro de ensino está autorizado a ofertar 60 vagas para o curso que, em Roraima, só é ofertado nas universidade públicas.
O número de vagas abertas para o novo curso de medicina da Faculdade Cathedral segue uma definição do governo federal para as instituições privadas, que leva em conta as necessidades de mais profissionais de saúde e a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada região do Brasil.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.