Serviço proporcionará mais conforto para os moradores da microrregião de Taiobeiras, já que eles não precisarão se deslocar por 260 quilômetros para fazer o tratamento em Montes Claros. Hospital de Taiobeiras
Pedro Ricardo Santos/SRS
O Hospital Santo Antônio, em Taiobeiras, começa a atender pacientes oncológicos no início de setembro. O serviço, que será realizado por meio de parceria com a Santa Casa de Montes Claros, foi formalizado por meio da Deliberação 4.334, da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), publicada nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial Minas Gerais.
De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – que tem o município em sua área de abrangência – o serviço proporcionará mais conforto para os moradores da microrregião de Taiobeiras, já que eles não precisarão se deslocar por 260 quilômetros para fazer o tratamento em Montes Claros. Poderão ser atendidos pacientes de Taiobeiras, Berizal, Curral de Dentro, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso e Vargem Grande do Rio Pardo.
“Além de facilitar o tratamento dos pacientes em unidade de saúde mais próxima de suas residências, o serviço de oncologia em Taiobeiras dá um importante passo no sentido de desafogar os serviços de saúde em Montes Claros que, por ser município polo de extensa macrorregião de saúde, acaba centralizando muitas demandas de atendimento da população em serviços de alta complexidade”, destacou a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, em informações divulgadaspela SRS.
“O trabalho conjunto dos gestores municipais de saúde, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foi de fundamental importância no sentido de viabilizar a implantação do serviço de oncologia clínica na microrregião”, completou o secretário de saúde de Taiobeiras, Marlon Hallison Cardoso Ramos.
Sobre os recursos utilizados para o oferecimento do serviço, a SRS explicou que o repasse será feito pela Santa Casa e já está inserido na Programação Pactuada e Integrada (PPI). Caberá aos municípios da microrregião definir os fluxos que serão adotados, sendo que essas definições serão apreciadas pela Comissão Intergestores Bipartite da microrregião e, posteriormente, deverão ser pactuadas em reunião da Comissão Intergestores Bipartite da macrorregião de saúde do Norte de Minas.
VÍDEOS: Veja tudo sobre o Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Hospital Santo Antônio, em Taiobeiras, tem credenciamento formalizado para atender pacientes oncológicos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.