Segundo a organização, ao todo, 2.059 equipes de todo o país se inscreveram, 32 de Minas Gerais foram classificadas para a última etapa, mas apenas uma é do Norte do estado. Estudantes com o professor Thiago
Divulgação
Três alunos e dois professores de um colégio particular de Montes Claros se preparam para participar da final da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Segundo a organização, ao todo, 2.059 equipes de todo o país se inscreveram, sendo que 32 de Minas Gerais foram classificadas para a última etapa, mas apenas uma é do Norte do estado.
A ONHB teve seis fases online e a final será realizada de forma presencial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – que é quem promove a competição – nos dias 26 e 27 deste mês. A equipe montesclarense é formada pelos estudantes Arthur Porto Santos Bragio, Guilherme da Mata e Heitor Antunes Guimarães Berzalai, todos da 1ª série do ensino médio, com orientação do professor Thiago Pereira e apoio da professora Clarissa Rodrigues.
“Cada fase é composta de tarefas, desafios, acesso e análise de fontes historiográficas diversas e comuns ao trabalho e cotidiano dos historiadores, mas também de outros especialistas como antropólogos, geógrafos, jornalistas e pesquisadores afins. [Os alunos analisam] de textos do século XVI aos pasquins do XIX, diversos jornais e gazetas até documentações cartográficas, iconógrafas e audiovisuais”, detalha o professor Thiago.
Essa é a segunda vez que o colégio participa, duas equipes chegaram até a fase 6, mas apenas a “Fundão do Thigas” foi convocada para a final. O nome vem da iniciativa do professor em envolver todos os estudantes em suas aulas.
“A ideia é conseguirmos promover a história e o conhecimento para todos, incluindo a galera do fundão.”
Para Thiago Pereira, que leciona há uma década e é um defensor do patrimônio cultural, a olímpiada é uma forma de “promover o conhecimento e a ciência”, além de possibilitar que os alunos tenham um tipo diferente de vivência, colabora para revelar talentos, despertar novas formas de compreensão sobre a história e valorizar nossas raízes.
De acordo com a organização, o Ceará é o estado com maior número de equipes, 103 no total, seguido por Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, com 32 grupos cada. São Paulo soma 28 equipes classificadas, seguido do Rio Grande do Norte, com 20. Sobre esses números, o professor Thiago destaca que o potencial de transformação da educação:
“Num país continental como o nosso, fica claro que a educação pode promover alunos e regiões de rincões do Brasil que nem sempre são valorizados.”
VÍDEOS: Veja tudo sobre o Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Equipe de colégio de Montes Claros se prepara para participar da final da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Adicionar aos favoritos o Link permanente.