A barragem da represa do condomínio de luxo Nasa Park rompeu e a água invadiu casas e parte da BR-163, que chegou a ser totalmente interditada. Dona Luzia teve casa atingida
TV Morena/Fábio Rodrigues
Na manhã desta terça-feira (20), o rompimento de uma barragem da represa do condomínio de luxo Nasa Park, em Mato Grosso do Sul provocando uma enxurrada de água e lama que invadiu residências e atingiu parte da BR-163. Ao menos três casas foram atingidas, nenhuma delas dentro do residencial.
“O trem é tão rápido, tão rápido, que você só tem gratidão a Deus por ter saído ileso. Só isso. Eu não sei te explicar. Estou até agora em choque. Minha filha estava na cidade mexendo no carro dela, e ela ligou avisando que o Nasa tinha estourado. Deu tempo de avisar, porque, senão, meu filho, eu e minhas netas estávamos mortos. Lá na minha casa não sobrou nada. Trabalho de 36 anos, não sobrou nada, nada, nada. Estou com a minha roupa do corpo, meu filho Thiago está com a roupa do corpo dele, mas estou dando graças a Deus porque nós estamos vivos.”
A declaração acima é da autônoma Luzia Ramos do Prado, que perdeu toda a sua casa em questão de minutos após o rompimento de uma barragem da represa do condomínio de luxo Nasa Park, entre Campo Grande e Jaraguari, no Mato Grosso do Sul, na manhã desta terça-feira (20). Ela ficou em estado de choque após o acidente. Até o momento não há vítimas.
Barragem de represa em condomínio de luxo rompe e água invade casas e rodovia em MS
Segundo o relato dela, a água derrubou um muro e danificou tudo o que estava dentro do imóvel. O gato da família desapareceu após o rompimento da barragem e não foi encontrado até o fechamento da reportagem.
Além da casa dela, outras duas foram atingidas após o rompimento que ocorreu por volta das 9h30 (horário local). Moradores relataram a destruição através de vídeos enviados ao G1, mostrando a água barrenta invadindo os imóveis, situados nas proximidades da BR-163.
Casa próxima a barragem é atingida por água e lama em MS
A área também ficou sem acesso à energia elétrica e à internet. A represa tem mais de 20 hectares de lâmina – área de abrangência da água – e fica no meio de aproximadamente 100 casas de luxo. Não há informações sobre casas destruídas dentro do condomínio de alto padrão.
Residência próxima à barragem rompida fica completamente destruída em MS
“Levou tudo. Levou tudo. A casa, tudo. A moto do tio que estava aqui, levou tudo. Olha lá a BR, levou tudo.”
Outro morador, que preferiu não se identificar, gravou um vídeo mostrando o rastro de destruição deixado pela lama.
Entenda o caso
A barragem da represa do condomínio de luxo Nasa Park rompeu e a água invadiu casas e parte da BR-163, que chegou a ser totalmente interditada.
A Defesa Civil está monitorando o local e, junto aos Bombeiros, também está avaliando os danos causados pelo incidente, podendo adiantar que já foi identificada uma residência totalmente atingida pela água, além de danos parciais em duas estruturas de criação de animais.
Estouro de barragem em condomínio de luxo causou destruição em Mato Grosso do Sul
Reprodução/TV Globo
Uma equipe do Corpo de Bombeiros atua na vistoria da área para analisar as questões de segurança e possíveis irregularidades. Eles já constataram que o condomínio estava sem o certificado de vistoria atualizado.
A administração do Nasa Park disse não ter sido notificada sobre o assunto até o fechamento da reportagem.
Mapa mostra área de barragem rompida em Campo Grande.
g1
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: