A cidade de Chengdu, na China, recebeu um céu com sete sóis no último domingo (18). Dois fenômenos ópticos causaram uma ilusão de ótica bastante rara na atmosfera. Além disso, as imagens viralizaram. Veja:
🇨🇳 | “Sete Sóis” foi o fenômeno óptico ao pôr do sol em Chengdu, Sichuan, #China. (18 de agosto de 2024). #Sete #Sol #rcm pic.twitter.com/jm3reB3tYK
— Mundo das Notícias 📰🗞️ 🌎 (@MundoNoticiasGL) August 20, 2024
Os dois fenômenos são: a refração e a dispersão. No primeiro ocorre a produção de diversas modificações na luz ao passar por um meio que a restringe, afetando sua velocidade de propagação, o comprimento de onda e a direção em que ela se propaga.
O segundo é um efeito frequente que ocorre quando a luz branca passa por um prisma, como a atmosfera. Esse processo separa as cores da luz, resultando na alteração das cores visíveis na imagem. O arco-íris é um exemplo desse fenômeno óptico, que também é causado pela dispersão da luz.
Ou seja, quando juntos, é como se o sol refletisse a própria imagem no céu.
Para que esse efeito aconteça, é preciso atender a condições específicas e ideais. Fatores como a posição da Terra em relação ao Sol, a quantidade de nuvens e a presença de água na atmosfera são algumas das variáveis que podem favorecer ou impedir o fenômeno.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.