Uma espécie de “tornado cósmico” chamou atenção dos cientistas da NASA e da ESA (Agência Espacial Europeia). O fenômeno, que está gerando repercussão, foi capturado pelo Telescópio James Webb nesta quarta-feira (26).
Tornado no espaço deixou cientistas impactados – Foto: Canva/ND
Os cientistas apontam que o fenômeno não é exatamente um tornado, mas “uma descoberta fascinante no espaço profundo”. A imagem mostra um formação de jatos de gás e poeira emitidos por estrelas jovens, conhecidos como Herbig-Haro 49/50. Esses jatos são típicos de protoestrelas — estrelas em processo de formação que liberam fluxos de gás enquanto se desenvolvem.
O fenômeno é descrito como uma “alinhamento casual” no céu. A ESA explica que a luz capturada pelo telescópio é infravermelha e destaca hidrogênio molecular e monóxido de carbono, enquanto os braços da formação contêm poeira quente e estrelas em formação.
“Tornado cósmico” oferece uma visão rara e única do nascimento de estrelas
Imagem de tornado cósmico – Foto: NASA/ND
Este tipo de descoberta oferece uma visão rara e única do nascimento de estrelas e do comportamento de protoestrelas no espaço, algo que antes parecia reservado ao mundo da ficção científica, segundo a ESA.
Conforme a agência espacial, a imagem não apenas revela a beleza estética do cosmos, mas também traz à tona o processo físico e químico envolvido na criação de estrelas. A interação entre os jatos rápidos e o gás e poeira ao redor provoca compressão e aquecimento, resultando em emissões de luz em comprimentos de onda visíveis e infravermelhos.
Uma pesquisa publicada no Journal Astronomy and Astrophysics aponta que a energia liberada pelas protoestrelas pode influenciar a estrutura de sistemas estelares e até afetar a formação de novos corpos celestes.
Este “tornado cósmico”, embora impressionante à primeira vista, é apenas uma das inúmeras maravilhas que o universo tem a oferecer. Cada nova imagem e descoberta oferece uma nova perspectiva sobre os processos naturais que regem o cosmos, ajudando cientistas a entender melhor as forças que moldam o universo.
Eventos astronômicos raros
1
4
Luz da Cinderela ocorre quando a luz do Sol, refletida pela Terra, ilumina suavemente a parte oculta da Lua – Reprodução/ND
2
4
Além de um dia em Plutão ser 6 na Terra, um ano é equivalente a 248 anos terrestres – Reprodução/ND
3
4
‘Plutão se jogou’, esfera gigante surge em praia do Japão e ‘mistério’ vira piada na internet – Internet/Reprodução/ND
4
4
NASA detecta água a bilhões de quilômetros da Terra e reascende teoria de vida fora do planeta – Canva/ND