Quando termina o Mercúrio retrógrado?

O menor planeta do sistema solar e o mais próximo do Sol, e fica retrógrado com maior frequência ao longo do ano, devido à sua órbita mais curta. Mas quando termina o Mercúrio retrógrado? Neste ciclo atual, Mercúrio está dividindo sua passagem entre os signos de Carneiro e Peixes.

Quando termina o Mercúrio retrógrado? – Foto: Pixabay/Divulgação/ND
Quando termina o Mercúrio retrógrado?
O ciclo termina em 7 de abril, marcando o fim desta intensa fase de revisões e abrindo espaço para um novo movimento de avanços e retomadas.
Até neste sábado (29), Mercúrio está em Carneiro, trazendo uma energia mais impulsiva e direta. Já entre 29 de março e 7 de abril, o planeta transita para Peixes, intensificando aspectos emocionais e introspectivos.
Essa retrogradação impacta especialmente os signos Carneiro, Balança, Capricórnio e Caranguejo, que podem enfrentar maior tensão, desafios e contratempos. Os signos regidos por Mercúrio, Gêmeos e Virgem, também são particularmente sensíveis aos efeitos deste trânsito.
Como Mercúrio retrógrado afeta a vida cotidiana
Mercúrio rege a comunicação, o pensamento, as ideias e a troca de informações. Quando está retrógrado, esses aspectos da vida tendem a apresentar falhas e contratempos, como mal-entendidos, problemas tecnológicos, boatos e atrasos em processos de aprendizado.
Esse período também exige cautela ao tomar decisões importantes ou realizar compras, especialmente de aparelhos eletrônicos e itens relacionados à comunicação, como celulares e computadores. Viagens e contratos também merecem atenção redobrada, com a recomendação de evitar compras ou assinaturas, se possível.
A energia de Mercúrio retrógrado nos convida a refletir mais do que agir. É um momento ideal para introspecção, revisitar o passado e analisar com cuidado os passos futuros. De acordo com a taróloga Maria Helena, “não são os outros que nos trazem as respostas, elas estão dentro de nós.”
Entre 29 de março e 7 de abril, o planeta transita para Peixes – Foto: Divulgação/Freepik/ND
A influência dos signos no ciclo atual
Durante a retrogradação em Carneiro, a energia favorece impulsos e ações rápidas, mas também pode gerar conflitos e precipitações. Já em Peixes, o foco se volta para a intuição, emoções e questões espirituais, incentivando maior conexão com o subconsciente.
Embora Mercúrio retrógrado possa parecer desafiador, ele também oferece oportunidades valiosas para o autoconhecimento e para reavaliar aspectos importantes da vida. Aproveitar essa fase com calma e atenção pode ajudar a esclarecer situações e a traçar um caminho mais consciente para o futuro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.